Robótica Educacional é caracterizada por ambientes de aprendizagem que reúnem materiais de sucata, kits eletrônicos de montagem, motores e sensores controláveis por computador e software que permite programar o funcionamento de modelos previamente definidos. O público desse tipo de projeto são alunos desde a 5ª série do Ensino fundamental ao Ensino médio.

É uma oportunidade interdisciplinar, despertando a criatividade dos alunos. Nesse tipo de atividade, o aluno vivencia na prática diversas áreas como: linguagem, matemática, física, ciências, história, geografia, artes; através da construção de maquetes e robôs controlados por computador.

O professor de robótica ensina ao aluno a montagem, automação e controle de dispositivos mecânicos que podem ser controlados pelo computador. Tem como referencial teórico a abordagem construtivista que considera a aprendizagem como o resultante da relação sujeito e objeto, onde o aluno (sujeito) interage com kits eletrônicos, sucatas e software (objetos), montando estruturas reais gerando robôs, maquetes, tendo interface com o computador, o qual controla as estruturas criadas.

Trata-se de uma atividade lúdica e desafiadora, que une aprendizado e prática, valorizando trabalho em grupo, cooperação, planejamento, pesquisa, tomada de decisões, definição de ações, diálogo e respeito a diferentes opiniões. A robótica pedagógica envolve um processo de motivação, colaboração, construção e reconstrução.
Os alunos utilizam kits educativos de robótica da LEGO NXT MINDSTORM, kits de eletrônica básica (transístores, potenciômetros, luzes, resistores, etc) e micro-controladores programáveis através da linguagem de programação C++.