Conflitos Oriente Médio – Slide aula

Conflito Árabe Israelense

1- C, 2-A, 3-C, 5 -A, 8-B, 9-C, 11-D, 12-E, 13-D, 14-A, 15-C, 16-B

4-Já corrigida.

6- Aroldo de Azevedo considera a altimetria/topografia para classificar o relevo e Jurandir Ross, tanto a altimetria, quanto o processo de formação.

7- a) As cuestas são formas de relevo tabular, caracterizadas por um suave declive no seu reverso e uma escarpa abrupta na frente, denominada “Front” da cuesta. Resultam da erosão diferenciada provocada sobre as camadas alternadas de rochas, de diferentes resistências, típicas no Planalto Ocidental Paulista.

b) O rio Tietê é um afluente do rio Paraná por sua nascente situar-se no reverso da Serra do Mar; sendo assim, seu escoamento se direciona para o interior, ao encontro da calha do rio Paraná. Rios como o Tietê, que correm concordantes ao mergulho das rochas desta bacia, são denominados consequentes. Esse padrão de drenagem é comum nas áreas de relevo de cuesta.

10. No bloco diagrama 2. Trata-se de uma região próximo ao mar, pois o relevo anterior é um tabuleiro.

Relevo brasileiro

Apresentaçao Mexico

CUBA

Reveja
1. Malthus dizia que a população  crescia em progressão  geométrica, enquanto a produção de alimentos crescia em progressão aritmética. Assim, haveria desequilíbrio entre a produção de alimentos e sua demanda.

2. Apesar de a população ter apresentado crescimento acelerado e ter havido crises de fome e guerras, a teoria de Malthus foi refutada graças à Revolução Verde (que permitiu grande produção de alimentos). A fome, então, resulta de outros fatores, como o desperdício e a má distribuição.

3. O aumento da população mundial acarreta uma pressão por alimentos. A desigualdade na distribuição de alimentos está relacionada à desigualdade de renda e à maior produtividade agrícola em alguns países em detrimento de outros. Condição decorrente da falta de capacidade tecnológica de alguns países pobres e das condições climáticas.

4. A de espécies, o uso de fertilizantes químicos e o desenvolvimento dos transgênicos permitiram um grande aumento na produtividade. Porém, os transgênicos ainda não são
aceitos em todos os países e há um intenso debate sobre a viabilidade de seu uso em
relação à saúde pública.

5. Ainda não há consenso entre os cientistas sobre o uso de transgênicos quanto aos seus
exatos malefícios ou benefícios. A modificação genética pode resultar em alimentos mais nutritivos, no entanto os transgênicos podem causar alergias ou danificar o sistema
imunológico.

6. Aquíferos são reservatórios de água subterrâneos, sendo uma fonte essencial de água.

7. a) África e Ásia. Outro exemplo, Líbia e Omã, respectivamente.
b) O Brasil apresenta grande disponibilidade de água, com de 1000 km3 por ano.

INDIOS AMERICA ANGLO-SAXONICA

QUADRO DE REGISTROS REFLEXIVOS – Colonizaçao America

No caderno:

1. O que é um bloco econômico e qual o seu objetivo principal?
  2. Em qual estágio de aproximação comercial se encontram os blocos NAFTA, MERCOSUL, UE, COMECON?
  3. Pesquise sobre as placas únicas do Mercosul. Redija texto explicando como funciona e vantagens.

Queridos,

Segue vídeo para aprofundamento dos estudos. Utilize como  referencial de consulta para  responder a questão 4 da página 222.

Publicado em Franciane - Geografia em | Deixar um comentário

Orientações de desenvolvimento e leitura para cada tema a ser discutido em classe.

Divisão dos temas: DA RÚSSIA À RÚSSIA

Indicações de leitura: