2. Os transportes viabilização esta dependência comercial entre os países. A exemplo,podemos citar as matérias-primas produzidas nos países subdesenvolvidos, como a bauxita na Jamaica, que são exportadas via transporte marítimo para países ricos, como o Canadá, que transformam o minério em alumínio.

3. Os fluxos de mercadorias, pessoas e informações no território ocorriam de forma muito mais lenta do que hoje. O conhecimento científico necessário para avaliar as potencialidades dos territórios era ainda limitado, portanto a possibilidade de exploração dos recursos era muito menor.  Com o desenvolvimento extraordinário das tecnologias, houve o abandono da tração animal como principal meio de deslocamento, no final do século XIX – sua total substituição por veículos que possuíam motores de combustão interna ( como o automóvel) ocorreu no começo do século XX.

5. As políticas públicas adotadas a partir da década de 1950 privilegiaram o transporte rodoviário em detrimento do ferroviário e hidroviário. Com isso, hoje, boa parte de tudo que é transportado no país ocorre por meio das rodovias, que são importantes, porem muito dispendiosas para o Estado e para a sociedade.

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Queridos,

O slide deve ser utilizado como material de estudo junto ao livro didático. Ele é um resumo da aula! Não deixe de ler o livro para responder o exercício.

Slide:  Regionalização e globalização

Exercício para casa (As questões do livro didático não precisam ser copiadas no caderno, apenas as descrições do enunciado. As demais devem ser copiadas!)

  1. Livro didático Athos Geografia, página 198 – questão 1.
  2. Livro didático Athos Geografia, página 198 – questão 2.
  3. Livro didático Athos Geografia, página 198 – questão 7.
  4. O que são blocos econômicos e qual a finalidade de sua formação?
  5. Explique os quatro estágios de integração de um bloco econômico.
  6. Pesquise os principais blocos econômicos dos seguintes continentes: América (Norte e Sul) , Europa, Ásia, África.
  7. Pesquise sobre o bloco ‘Cooperação Econômica Ásia-Pacífico’. Levante informações como: quando foi criado, qual o objetivo e que países o integram. Faça um breve texto com todas as informações  solicitadas e anote a fonte da pesquisa.
  8. Livro didático Athos Geografia, página 207 – questão 1.
  9. Livro didático Athos Geografia, página 207 – questão 2.

Bom estudo e até semana que vem!!!!!

 

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De olho no mapa

Com base na análise do mapa responda as questões seguintes.

mapa desenvolvimento

De olho no mapa
1. Onde estão concentrados os países de economias desenvolvidas?
2. O Brasil se enquadra em qual conjunto de países?

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Orientações de desenvolvimento e leitura para cada tema a ser discutido em classe.

Indicações de leitura:

Tema 1:  Formação do território 1Formação do território 1.1

Tema 2: A Revolução

Tema 3: Consolidação da URSS

Tema 4: russificacao

Tema 5: CEI

Tema 8: População

 

 

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slide aula – Projeções

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A curiosa história da Europa

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Orientacao cartografica

Gabarito: 1-c, 2-c, 3-e, 4-c, 5-e e 6-d

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Mapa 1 : Rotas do tráfico de africanos

.Descreva as principais rotas do tráfico de africanos escravizados para o Brasil em relação as suas regiões e origens.

Mapa 2:

1.Que país da América recebeu maior número de Imigrantes no fim do século XIX e início do séc XX ?

2. No Brasil, que regiões foram polos de imigração a partir de meados do séc XIX ?

OBS: Os alunos que não tiraram xerox do atlas terão a oportunidade de pegar emprestado dos colegas de outras turmas.

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Conteúdos:

1.População:

1.1 Migração em Vitória da Conquista, no Brasil e no mundo.

1.2. População e cultura.

  1. Aspectos demográficos.
  1. Organização política

3.1.País, Estado, nação e território.

3.2.Sistemas econômicos.

3.2.1 Origem e fases do capitalismo.

3.2.2 Socialismo

3.3 Regionalizações  do mundo atual e integração global.

3.3.1. A economia mundial: organismos internacionais, transnacionais e blocos econômicos.

3.3.2. As mudanças no processo de produção.

Avaliação:

Prova – 4,0; Teste – 1,0; Qualitativa – 1,0; Semana Literária – 1,0; Atividades – 1,0; Geografia 2- 2,00

 

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