slide aula – Projeções

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A curiosa história da Europa

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Orientacao cartografica

Gabarito: 1-c, 2-c, 3-e, 4-c, 5-e e 6-d

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Mapa 1 : Rotas do tráfico de africanos

.Descreva as principais rotas do tráfico de africanos escravizados para o Brasil em relação as suas regiões e origens.

Mapa 2:

1.Que país da América recebeu maior número de Imigrantes no fim do século XIX e início do séc XX ?

2. No Brasil, que regiões foram polos de imigração a partir de meados do séc XIX ?

OBS: Os alunos que não tiraram xerox do atlas terão a oportunidade de pegar emprestado dos colegas de outras turmas.

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Conteúdos:

1.População:

1.1 Migração em Vitória da Conquista, no Brasil e no mundo.

1.2. População e cultura.

  1. Aspectos demográficos.
  1. Organização política

3.1.País, Estado, nação e território.

3.2.Sistemas econômicos.

3.2.1 Origem e fases do capitalismo.

3.2.2 Socialismo

3.3 Regionalizações  do mundo atual e integração global.

3.3.1. A economia mundial: organismos internacionais, transnacionais e blocos econômicos.

3.3.2. As mudanças no processo de produção.

Avaliação:

Prova – 4,0; Teste – 1,0; Qualitativa – 1,0; Semana Literária – 1,0; Atividades – 1,0; Geografia 2- 2,00

 

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Vídeo utilizado na aula 05/02

 

Atividade de casa (População e Migração)

Analise o mapa e compare as principais teorias sobre o local de surgimento da espécie humana e sobre as possíveis rotas que percorreram para habitar os continentes.

mapa migração

  1. Com base no mapa interprete a frase “A África é a mãe de todos os povos.”
  2. Quantas e quais rotas de dispersão da população ancestral o mapa aponta?
  3. Quais motivos faziam as populações migrarem a sessenta mil anos atrás?
  4. Pesquise e cole em seu caderno sobre a teoria do estreito de Bering e da Austrália para América (Fóssil Luzia).
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1. Metrópole: Principal cidade ligada fisicamente a uma ou mais cidades, com população geralmente superior a 1 milhão de habitantes e alta densidade demográfica. Concentra as mais importantes e numerosas atividades industriais, comerciais e de serviços.
Pode incluir atividades de economia  informal. As metrópoles podem ser regionais, nacionais e internacionais.
Megalópole: Conurbação entre regiões metropolitanas, formando um aglomerado de metrópoles interligadas.
Região metropolitana: Conjunto constituído pela interligação de várias áreas metropolitanas.
2. Megacidade é uma cidade muito populosa, com mais de 10 milhões de habitantes, como São Paulo e Cidade do México. Já cidades globais são aquelas que exercem influência
sobre outras cidades do mundo por oferecerem uma grande diversidade e qualidade de serviços, a exemplo de Nova York.

3. A desvalorização de algumas áreas da cidade, como os centros históricos; a precariedade do transporte público e a priorização do transporte individual; a escassez de áreas de lazer,
entre outros.
4. Estão nos principais centros  urbanos e surgiram nos antigos polos de desenvolvimento
científico, em cidades que incorporaram centros de pesquisa, empresas especializadas, centros universitários e organismos financeiros com estratégias de desenvolvimento e de
tecnologia. Exemplo: os tecnopolos em Campinas (Unicamp), em Belo Horizonte (UFMG), em Pernambuco (UFPE), entre outros.

5. Vantagens: acesso a variados tipos de serviços. Desvantagens: poluição, violência, trânsito caótico…
6. Na paisagem urbana de Siena (Itália), podemos observar como a organização da cidade
era circunscrita e muito bem delimitada pelos muros medievais – a estreiteza das ruas
era tal que praticamente não as podemos ver. Na foto da cidade de Tóquio (Japão), já podemos notar grandes diferenças em relação à representação anterior: o tamanho alargado das ruas, a ocupação mais esparsa e uma extensão sem precedentes da mancha urbana são suas características gerais. É interessante notar que a verticalização está presente nas duas representações.

7. a) Descrição pessoal
b) Todas as imagens são ou de grandes centros urbanos ou de estruturas voltadas à
difusão de informações ao redor do continente. Elas representam desenvolvimento
tecnológico, inter-relação de pontos distantes do planeta e crescimento urbano.

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Página 150

1. Os colonizadores destruíram grande parte das cidades pré- -colombianas, construindo novas  edificações sobre suas ruínas.

2. a) A crescente mecanização da  agricultura levou à queda  vertiginosa da demanda de mão de obra, enquanto as cidades estavam em intenso processo de industrialização —
o que está diretamente relacionado à mecanização do campo —, e apresentavam
uma demanda crescente de mão de obra.
b) Pelo motivo exposto na resposta do item a e por buscarem melhores condições de vida
nas cidades, as pessoas abandonaram o campo.

3.Nos Estados Unidos, a urbanização ocorreu de forma gradativa, tendo sido acompanhada de políticas públicas que, até certo ponto, orientaram o crescimento urbano. Já na América Latina, as políticas públicas não
conseguiram acompanhar com a mesma agilidade o processo de urbanização, que ocorreu de forma rápida e intensa.

4. Sim. A urbanização dos países da América Latina teve início em meados do século XX, tendo ocorrido de forma bastante rápida e com pouco ou nenhum planejamento. Com isso, as cidades da América Latina não conseguiram oferecer à população, migrante ou não, os
serviços de infraestrutura urbana necessários, o que causou problemas de diversas ordens.

5. a) Venezuela, Uruguai, Argentina, Chile e Brasil.
b) Guiana, Paraguai, Bolívia, Equador e Suriname.

Analise
a) A urbanização latina é recente.  O rápido crescimento das cidades sem planejamento levou  à ocorrência de situações de  contrastes, como as da imagem.
Muitas pessoas foram excluídas do acesso a boas moradias e infraestrutura.
b) O crescimento desordenado das cidades gera problemas como congestionamento, poluição, falta de infraestrutura, desemprego, violência, entre outros.
Explique
7) As cidades refletem a realidade do país ou região em que estão inseridas. As cidades da América Latina, por exemplo, refletem também a desigualdade e os problemas sociais que ocorrem em cada país.

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Conflitos Oriente Médio – Slide aula

Conflito Árabe Israelense

 

 

 

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