Copie o endereço abaixo e cole na barra de endereços:

http://origin.guiadoestudante.abril.com.br/aventuras-historia/congo-ja-foi-maior-propriedade-particular-mundo-741059.shtml

 

 

 

Publicado em Franciane - Geografia em | Deixar um comentário

Formação do território africano

Texto 1 – África

Publicado em Franciane - Geografia em | Deixar um comentário

Climogramas

Publicado em Franciane - Geografia em | Deixar um comentário

Clima e vegetação da América

Publicado em Franciane - Geografia em | Deixar um comentário
  1. A população esta crescendo.
  2. a) Ásia,  b) Europa
  3. Não. Ainda existe desigualdade de gênero Podemos perceber, por exemplo, nos salários e na divisão de tarefas .
  4. a) 1956 – Benin/Mali/ Egito/ Somália;  1918 – Rússia/ Áustria; 1934 – Turquia, 1906 – Finlândia; 1955 – Camboja; 1949 – China                                                                        b)Vaticano
  5. a) Há mais trabalhadores homens na indústria, comércio, construção e serviços. Há mais mulheres trabalhando na administração pública e em serviços domésticos.            b) As maiores diferenças estão na construção e nos serviços domésticos.
  6. a)A população tende aos decréscimo, pois o baixo número de jovens indica baixas taxas de natalidade.                                                                                                                                    b) O governo apresentará altos gastos com previdência social e programas de saúde, além de diminuição de mão de obra.
  7. A industrialização traz implicações importantes para a vida social das populações, entre as quais a urbanização, que transforma antigas práticas culturais. Essas transformações, com outras socioculturais, podem implicar diminuição das taxas de fecundidade, levando a um decréscimo da população.
Publicado em Franciane - Geografia em | Deixar um comentário

Cerrado Fórum

Publicado em Franciane - Geografia em | Deixar um comentário

Texto Cerrado

Publicado em Franciane - Geografia em | Deixar um comentário
  1. Os hominídeos podem ter vindo da Ásia, pelo estreito de Bering, ou em pequenas embarcações vindas da África ou da Oceania.
  2. Inca, Maia, Astecas, Tupi, Inuítes, Apaches, Navajos, Hupas, entre outros.
  3. a) Havia grupos como os Tupi, os Guaicuru, os Yanomamis, Tucanos, Pano, Pataxós, Imbóres.

b) Os  indígenas tinha conhecimentos de agricultura e completavam sua alimentação com a caça, a pesca e a coleta de frutos. Viviam em grupos.

c) A população desses povos foi reduzida em razão de terem sido escravizados e dizimados pelos colonizadores.

4. Entre as motivações, destaca-se a busca por especiarias para comercializar.

5. Não foi pacífica. Os povos nativos ofereceram resistência e foram então em grande parte dizimados

6. Os espanhóis formaram uma rede de circulação de mercadorias monopolizadas pela coroa, utilizando rio se portos. Em sistema de saque (apenas retiravam recursos). Portugal dividiu as colônias em capitanias e produziam açúcar, além de extrair recursos.

7. O Tratado de Tordesilhas ajudou no estabelecimento das capitanias, primeiras fronteiras do país, que permitiram a ocupação e implantação da agricultura na América Portuguesa.

8. a) A América inglesa foi uma colônia de povoamento As colônias eram utilizadas para fixar a população.

b) Por terem sido pouco exploradas – colonização de povoamento, essas colônias tiveram maior autonomia e desenvolvimento.

9. a) A captura de indíos

b) Os indígenas

c) Os dominadores eram descendentes de europeus (bandeirantes), que pretendiam vender os índios para os trabalho nas lavouras.

10. a) O povo Inca

b) É possível notar o uso de terraços

c) Ainda hoje o terraceamento é utilizado para evitar a erosão em áreas de encostas.

 

Publicado em Franciane - Geografia em | Deixar um comentário
  1. a) A Índia é o segundo maior produtor agrícola do mundo, a agricultura, o manejo florestal, o setor de extrativismo de madeira e a pesca respondem por 19% do PIB (2010) e empregam 52% dos trabalhadores.

b) Pouco mais da metade dos cultivos é irrigado, e a maioria depende das chuvas, especificamente do regime de monções.

c) As práticas agrícolas não são econômica nem ambientalmente sustentáveis: a produtividade de muitas culturas ainda é baixa o acesso aos mercados e dificultado em virtude da falta de infraestrutura, entre outros problemas.

2. A Índia urbana enfrenta vários desafios sociais e econômicos, como crescimento acelerado, baixa remuneração dos trabalhadores, grande número de pessoas vivendo em favelas ou nas ruas, grandes congestionamentos, entre outros. As semelhanças com algumas cidades brasileiras estão na precariedade das condições de vida, traduzida na falta de moradia, infraestrutura urbana e acesso à agua potável, bem como na saúde e educação, que são deficientes. Muitas pessoas das grandes cidades vivem em favelas (já urbanizadas). As principais diferenças estão relacionadas a fatores culturais, expressos na própria organização do espaço.

3. Um problema ambiental, é a poluição atmosférica, consequência dos congestionamentos em razão do elevado crescimento demográfico das cidades indianas. Outro problema é a poluição da águas causada pelo crescimento industrial e pela falta de rigor da legislação ambiental.

4. a) Os rios tratados no texto são alimentados pelo degelo das geleiras.

b) Grande demanda hídrica e poluição.

5. Apesar do crescimento econômico e da alta capacidade tecnológica e científica que possui, a Índia apresenta problemas sociais e ambientais que geram imensos desafios para o seu desenvolvimento social. O quadro econômico é favorável, mas a maioria da população enfrenta problemas de ordem financeira e de exclusão social.

6. A divisão da sociedade em castas é um desafio para a Índia; embora esse sistema tenha sido abolido oficialmente em 1950, ele ainda e praticado no país.

7. As favelas são resultado do processo de êxodo rural, os baixos investimentos em educação, a inexistência ou insuficiência de políticas publicas de infraestrutura urbana, entre outros.

 

 

 

Publicado em Franciane - Geografia em | Deixar um comentário

4. Há 21 línguas oficiais no pais,como o hindi e o inglês.

5. A Índia é hoje o segundo país mais populoso do mundo, com mais de 1,2 bilhão de habitantes (2012) população menor apenas que a da China. A grande população implica um grande mercado consumidor, uma diversidade de habilidades disponíveis no mercado de trabalho e também a possibilidade de ocupar um grande território.

5. a) A região da Caxemira

b) Índia, Paquistão e China.

c) Não . Além de apresentar terras altamente férteis, a Caxemira compõe o eixo de ligação norte-sul e abriga as nascentes de rios importantes, como o rio Indo, que corre em direção à Índia; porém, grande número de seus afluentes está situado no lado paquistanês da Caxemira.

7. A maioria dos habitantes da Caxemira é de religião muçulmana  – a predominante no Paquistão.

8. O conflito entre Índia e Paquistão, por causa da região da Caxemira, gera grande preocupação mundial porque os países envolvidos possuem um arsenal nuclear.

9. a) A taxa de natalidade e grande, por isso a base da pirâmide é larga;a maioria da população chega a idade jovem, mas a partir desta fase há uma diminuição da população que vive em média 67,9 para mulheres e 65,7 para os homens.

b) A Índia é um país emergente, onde já ocorreu uma diminuição das taxas de natalidade e aumento da expectativa de vida, mas esses indicadores ainda estão muito distantes dos encontrados nos países desenvolvidos.

 

Publicado em Franciane - Geografia em | Deixar um comentário