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[Sai a passeio, mal o dia nasce,
Bela, nas simples roupas vaporosas;
E mostra às rosas do jardim as rosas
Frescas e puras que possui na face.

Passa. E todo o jardim, por que ela passe,
Atavia-se. Há falas misteriosas
Pelas moitas, saudando-a respeitosas…
É como se uma sílfide passasse!

E a luz cerca-a, beijando-a. O vento é um choro
Curvam-se as flores trêmulas … O bando
Das aves todas vem saudá-la em coro ..

E ela vai, dando ao sol o rosto brando.
Às aves dando o olhar, ao vento o louro
Cabelo, e às flores os sorrisos dando… ]

Olavo Bilac

 

Aquela triste e leda madrugada,
cheia toda de mágoa e de piedade,
enquanto houver no mundo saudade,
quero que seja sempre celebrada.

Ela só, quando amena e marchetada
saía, dando ao mundo claridade,
viu apartar-se d`ua outra vontade,
que nunca poderá ver-se apartada.

Ela só viu as lágrimas em fio,
que duns e doutros olhos derivadas,
s`acrescentaram em grande e largo rio;

Ela viu as palavras magoadas,
que puderam tornar o fogo frio,
e dar descanso as almas condenadas.

Luis de Camões

 

De acordo com o número de sílabas poéticas, os versos dos sonetos são assim classificados:

Uma sílaba = Monossílabos
Duas sílabas = Dissílabos
Três sílabas = Trissílabos
Quatro sílabas = Tetrassílabos
Cinco sílabas = Pentassílabos ou redondilha menor, (com acento na 2ª e 5ª  sílabas)
Seis sílabas = Hexassílabos (com acentos na 2ª e 6ª sílabas)
Sete sílabas = Heptassílabos ou redondilha maior (com acentos na 3ª e 5ª sílabas)
Oito sílabas = Octossílabos ou sáficos (com acentos na 4ª e 8ª sílabas)
Nove sílabas = Eneassílabos (com acentos na 3ª, 6ª e 9ª sílabas)
Dez sílabas = Decassílabos  (ver nota abaixo)
Onze sílabas=  Hendecassílabos ou datílicos (com acentos na 2ª, 5ª, 8ª e 11ª sílabas)
Doze sílabas = Alexandrinos ou dodecassílabos (com acentos na 6ª e 12ª  sílabas)
Mais de doze=  Bárbaros

Nota
Os versos decassílabos são os mais usados e existe entre eles diversas variações de ritmo, denominados:

Versos heróicos = Acentuação tônica na e 10ª sílabas

AL/MA/ MI/NHA/ GEN/TIL/ QUE/ TE/ PAR/TIS/TE  (Camões)

Versos sáficos = Acentuação tônica na 4ª , 8ª e 10ª sílabas

EM/ PRO/SA E/ VER/SO/ FEZ/ MEU/ LOU/CO IN/TEN/TO  (Bocage)

Exemplos:

“O/lei/to/do in/fe/liz/que/mão/trai/do/ra” (10 sílabas)
“Mas/dor/que/tem/pra/zer/a/Sa-/u/da/de” (10 sílabas)
“Nun/ca/vi/ra em/ minha/vi/da a for/mo/su/ra.” (10 sílabas)
“Eu/a/mo a noi/te/so/li/tá/ria e/ mu/da” (10 sílabas)
“Du/ran/te a/ noi/te quan/do o or/ va/lho/des/ce” (10 sílabas)

 

lembrando o modelo de Camões:

O exemplo clássico de soneto, denominado também de CAMONIANO, porque era o modelo usado por Camões, segue:

versos decassílabos

rima abraçada nos quartetos (ABBA/ABBA)

rima cruzada nos tercetos (CDC/DCD).

Este modelo é comumente designado como “camoniano” ,  por ser o modelo usado por Camões.

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