Respostas das questões.

p.79 “sobre texto 01”

01) A partir da observação, o eu poético (eu lírico) conclui que os bons sempre se dão mal, e para seu maior espanto, os maus se dão bem.

Atenção para as antíteses na construção desse raciocínio: bons x maus; graves tormentos x mar de contentamentos.

 

02) “O bem tão ordenado”.

O par bem/mal sugere uma antítese, mas no contexto temos “bem” empregado como substantivo, e “mal” como advérbio.

03) No antepenúltimo verso, o poeta emprega a conjunção “mas” introduzindo uma oração adversativa fundamental na construção do texto: o eu lírico assume o comportamento dos maus na esperança de “nadar em mar de contentamentos”, mas, ao contrário dos demais, é castigado, se dá mal. A conjunção assim introduz uma oração conclusiva, como se o poeta concluísse a defesa de uma tese após a argumentação: só para ele o mundo anda concertado.

04) O estar-no-mundo.

 

p.84 “Vestibulares de Norte a Sul”

01) a) Paronomásia

b) A proximidade sonora e a proximidade espacial ou gráfica das duas palavras no corpo do poema acentuam o jogo de ambiguidade que conduz toda a significação do texto. O jogo ocorre entre o verbo “sentir” , o verbo “sentar” e na tensa relação de sentidos que o autor instaura crítica e ironicamente ao longo do poema. O modo de sentir de “certos homens”, mantenedores da arrogância e do poder, está relacionado a seus modos de “sentar”, isto é, existir no mundo.

02) O verbo “sentar” é utilizado no poema sem uma preposição, o que lhe confere ambiguidade no sentido: os substantivos sem a preposição adquirirem um valor semântico de complemento adverbial de modo. Outra possibilidade é a interpretação dos substantivos sem preposição como objetos diretos do verbo “sentar”, o que faz com que o verbo seja, por seu turno, transitivo direto.

03) 01 + 02 + 04+ 08 + 64 = 79

04) d

05) No poema, não há celebração da relação harmoniosa entre homem e a natureza; assim, a alternativa “a” está incorreta. Além disso, há a manifestação do eu lírico “pena eu estar”, o que torna errada a alternativa “b”. A reflexão sobre passagem do tempo é o tema do poema de Leminski, no entanto essa não é uma preocupação a todo hai cai moderno. Portanto, a única alternativa correta é a letra “d”

 

 

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Para complementar o que foi discutido em sala, seguem as respostas do livro didático de Literatura. Páginas 18, 19, 26,27,29.

 

 

p.18

p.19

p.26

p. 27

p. 29

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Abaixo disponibilizo para fins de estudo da disciplina de Literatura Brasileira, o livro Vermelho Amargo, do autor Bartolomeu Campos de Queirós. Faremos a leitura em sala de aula.

Baixe o livro aqui. [Link correto e funcionando]

Obrigado.

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Olá. Deixo sugestões de leitura para ilustrar melhor o que venha a ser subjetividade e pensamento individual. lembrando a vocês que essas leituras NÃO SÃO OBRIGATÓRIAS e NÃO FAZEM PARTE do conteúdo curricular da disciplina. São objetos de conhecimento pertinentes à nossa primeira discussão em sala de aula, mas que pode servir ao interessados em aprofundar mais a questão da subjetividade, pensamento individual, identidade e idiossincrasia humana.

Seguem as referências:

Evolucionismo Cultural (org. Celso de Castro)

https://sociofespsp.files.wordpress.com/2012/04/castro-c-evolucionismo-cultural.pdf

Transindividualidade, Individualidade, Pessoa e Psicologia (Afonso da Fonseca)

https://sites.google.com/site/eksistenciaescola/eksistencia/individualidade-transindividualidade-pessoa-e-psicologia

Subjetividade, individualidade, personalidade e identidade: concepções a partir da psicologia histórico-cultural ( Flávia Gonçalves da Silva )

http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1414-69752009000100010

Antropologia, Cultura e indivíduo: Reflexões sobre identidade.

http://www.portaldeperiodicos.unisul.br/index.php/Poiesis/article/view/5256

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volta-as-aulas

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