As representações da superfície terrestre realizam uma importante função em diversas ciências humanas e sociais. Entre elas, o mapa temático possui o mérito de apresentar diferentes formas de leitura e interpretação da realidade e oferece ao leitor melhor noção da concretude social, cultural e natural de uma região ou país.

Os alunos do 8º ano, após processo de pesquisa e tabulação de dados, orientados pelo profesor Thiago Rebouças, de Geografia, elaboraram por meio do programa Map View, mapas temáticos do Brasil apresentando aspectos educacionais, econômicos, populacionais, entre outros, que permitem a sistematização do conhecimento da cartografia escolar a partir da realidade brasileira.

Esse processo de construção ativa do conhecimento, consiste em importante aprendizado, não só para o conhecimento de mundo, mas para uma leitura crítica da realidade. Confira alguns mapas elaborados pelos alunos durante a oficina “Meu Primeiro Mapa”.