1º Ano

07/08 – Minha amiga Malu (Autora: Tia Simoni)

As turminhas do primeiro ano do Ensino Fundamental 1, se encantaram com a história criada e contada por Tia Simoni que de forma lúdica narrou a convivência entre duas amigas de etnias diferentes que aprenderam que cada pessoa é única e com características que devem ser respeitadas e valorizadas. Depois de ouvirem a história e partilharem sobre o que entenderam os alunos escolheram um livro para ler durante a semana.

28 e 30/08 – A menina verde

Para proporcionar aos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental 1 uma reflexão sobre o respeito às diversidades culturais e raciais, Tia Simoni criou e contou de forma lúdica a história de meninas que tinham cores diferentes e que perceberam que a cor de uma pessoa não importa o que devemos valorizar é o que a pessoa é. Depois de se encantarem com as histórias os alunos, ansiosos para ler escolheram um livro para se divertirem durante a semana.

01/09 – O soldadinho de Chumbo

Na Semana da Pátria, os alunos ficaram maravilhados com a adaptação feita por Tia Simoni ao recontar a história do Soldadinho de Chumbo e aprenderam enquanto se divertiam o quanto é importante respeitar as diferenças.Depois de ouvirem a história e partilharem sobre o que aprenderam os alunos escolheram livros para lerem durante a semana.

2º Ano

24/08 – Lenda da Vitória Régia

Os alunos do segundo ano ficaram encantados com o reconto da Lenda da Vitória Régia feito por Tia Simoni na biblioteca. Também ficaram surpresos com o projeto das professoras das turmas, a Caixa Mágica, que irá passar em cada semana por uma sala das turminhas do 2º ano e eles poderão ler diversos livrinhos em sala de aula. Depois animadíssimos escolheram livros para lerem durante a semana.

3º Ano

29/08 – Inuítes na Caatinga

As turminhas do terceiro ano do Ensino Fundamental 1, se encantaram com a história criada e contada por Tia Simoni que de forma lúdica narrou a viagem de dois irmãos, Pedro e Ana, da Groenlândia para a Caatinga onde reencontraram a mãe, os avós e puderam conhecer um pouco da flora e fauna desse rico Bioma. Depois de ouvirem a história e partilharem sobre o que entenderam os alunos escolheram um livro para ler durante a semana.

12/09 – Conhecendo a revista Sacra Tour

As turmas do 3º ano do Ensino Fundamental foram convidadas pela Tia Simoni para conhecerem a Revista Sacra Tour produzida pelos alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental sob as orientações da professora Fernanda Miranda e apoio do Colégio Sacramentinas. Nesse momento, os alunos foram incentivados a folhear a revista, realizar a leitura silenciosa de uma das páginas,  através de uma dinâmica houve o resgate do que leram e foram, ainda desafiados a realizar o desenho de um pássaro após ouvirem a história A mãe da Lua e o Bacurau, pássaro característico da Caatinga. Depois de se encantarem com a Revista os alunos escolheram um livro para se divertirem durante a semana.

4º Ano

01 e 22/08 – Gênero diário

As turmas do 4º ano do Ensino Fundamental, conheceram vários livros que são diários e conversaram com Tia Simoni sobre a utilidade de cada tipo de diário alguns são históricos e outros apenas para divertimento. Tia Simoni contou resumidamente um pouco do enredo do livro O diário de Anne Frank e convidou os alunos para observarem os livros da biblioteca e escolherem um para ler durante a semana.

05/09 – Conhecendo a revista Sacra Tour

As turmas do 4º ano do Ensino Fundamental foram convidadas pela Tia Simoni para conhecerem a Revista Sacra Tour produzida pelos alunos dos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental sob as orientações da professora Fernanda Miranda e apoio do Colégio Sacramentinas. Nesse momento, os alunos foram incentivados a folhear a revista, realizar a leitura silenciosa de uma das páginas,  através de uma dinâmica houve o resgate do que leram e foram, ainda desafiados a realizar o desenho de um pássaro após ouvirem a história do Urutau, pássaro característico da Mata Atlântica. Depois de se encantarem com a Revista os alunos escolheram um livro para se divertirem durante a semana.