Com o objetivo de  possibilitar reflexões sobre a influência do mercado conquistense nos blocos econômicos como o Mercosul e entender a atuação das empresas multinacionais e transnacionais no cotidiano, foi proposto pelas professoras de Geografia e matemática do 8º ano,  Franciane Borges e Carol Amaral, um estudo de caso sobre a temática.

Os alunos catalogaram em suas residências rótulos de embalagens de produtos consumidos, pesquisaram a origem das empresas encontradas e construíram gráficos. Por fim apresentaram os resultados alcançados, teceram hipóteses que os  explicassem e confrontaram o conhecimento construído com o apresentado nos livros e nas aulas.

Uma atividade que dá sentido ao conteúdo estudado e desperta o senso crítico, possibilitando aos alunos perceberem-se como atuantes na sociedade, também através do consumo!