• LÍNGUA PORTUGUESA

PROFESSORA: Patrícia Farias Marques de Almeida Camargo

CONTEÚDOS

  1. PROJETO
  2. Leitura, compreensão e interpretação de textos contextualizados e/ ou intertextualizados de diferentes estruturas;
  3. Literatura: Os meninos morenos
  4. Revisão de classes gramaticais: o substantivo, o adjetivo, o artigo, o pronome, o numeral, o verbo, a interjeição;
  • Pronomes demonstrativos, indefinidos e interrogativos;
  • Frases, oração e período;
    • Tipos de frases
    • Frase verbal e frase nominal
    • Período simples e período composto

 

  • Conjunções coordenativas.
  • Verbo: modo imperativo

PROCESSO  DE AVALIAÇÃO

INSTRUMENTO

PESO

   
  • Avaliação I (gramática)

1,0

  • Avaliação II (Livro + Gramática)

1,0

  • PROJETO

3,0

  • Aspectos qualitativos (frequência, pontualidade, execução das atividades e participação)

1,0

  • Avaliação Global

4,0

TOTAL

10,0

  • ENSINO RELIGIOSO

PROFESSORA: Ir.Luzia Clotildes de Santana

CONTEÚDOS
PROJETO

A EXISTÊNCIA DO SAGRADO
1.1. Tradições Religiosas – caminho para a descoberta do sentido do Sagrado
1.2. Quem é o Transcendente

REVELAÇÃO DO TRANSCENDENTE
2.2. Nomes dos Sagrados nas Tradições Religiosas
2.3 Primeiras Expressões Escritas
2.4. Escrituras Sagradas (Setembro Mês da Bíblia)
2.5 Os Fundamentos da Fé
2.6. Grandes Líderes

 

 

  • ROBÓTICA

PROFESSOR: Matheus Lima Viana

CONTEÚDOS
PROJETO

Noções de algoritmos específicos para situações que demandam de cada sensor da Lego;

Comparativo entre estruturas de decisão em paralelo e aninhadas;

Loops aninhados e variáveis de controle;

Montagem e programação de estruturas em formato de garras;

 

Uso de ferramenta para criação de funções no software Lego Mindstorms EV3 Home Edition;

Aplicação matemática em programas desenvolvidos.

  •  REDAÇÃO

PROFESSORA: Joanita Maria dos Santos Silva Teles

CONTEÚDOS

PROJETO

  • O texto descritivo
  • Descrição de personagem e de lugar.

Tipos de descrição: descrição objetiva e descrição subjetiva.

  • Revisando Narração:
  • A descrição no texto narrativo
  • Tipos de narrador: narrador em 1ª pessoa e narrador em 3ª pessoa.

PROCESSO  DE AVALIAÇÃO

INSTRUMENTO

PESO

  • Avaliação – Livro I

1,0

  • Avaliação – Livro II

1,0

  • PROJETO

3,0

  • Aspectos qualitativos (frequência, pontualidade, execução das atividades e participação)

1,0

  • Avaliação Global

4,0

TOTAL

10,0

 

 

  •  INGLÊS

PROFESSORA: Sandra Brito Loureiro

CONTEÚDOS

  • PROJETO
  • Simple present (Review)
  • Present continuous (Review)
  • Possessive pronouns, Reflexive pronouns
  • Connectors: and & but
  • Countable and uncountable nouns
  • How much & How many
  • Connectors:So& because
  • Music
  • Feelings
  • Can, can’t
  • Abilities

PROCESSO  DE AVALIAÇÃO

INSTRUMENTO

PESO

  • Avaliação I

1,0

  • Avaliação II

1,0

  • PROJETO

3,0

  • Aspectos qualitativos (frequência, pontualidade, execução das atividades e participação)

1,0

  • Avaliação Global

4,0

TOTAL

10,0

  • ARTES

PROFESSORA: Katiúscia Lima Badaró da Silva

CONTEÚDOS

Projeto

Tema 4: A figura humana comunicando ideias (Renascimento).
Tema 5: A mente que cria e o corpo que faz.
Tema 6: As voltas da dança.

PROCESSO  DE AVALIAÇÃO

INSTRUMENTO

PESO

  • Atividades do livro

3,0

  • Atividades práticas    

3,0

  • PROJETO

3,0

  • Aspectos qualitativos (frequência, pontualidade, execução das atividades e participação)

1,0

TOTAL

10,0

  • MATEMÁTICA   E  GEOMETRIA

PROFESSORAS: Edileide Rodrigues Santana e Mônica Gusmão de Oliveira

CONTEÚDOS

PROJETO

  • Equação do 1º grau
  • Linguagem matemática
  • Monômios e polinômios
  • Igualdades e equações
  • O que é uma equação do 1º grau
  • Sistema de equações do 1º grau
  • O que é o sistema de equações do 1º grau
  • Resolução de sistemas por tentativas
  • Resolução de sistemas pelo método da substituição
  • Sistemas equivalentes
  • Resolução de sistemas pelo método da adição
  • Estudando Inequações
  • Desigualdade
  • Inequação do 1º grau com uma incógnita
  • Razão e proporção
  • Razão
  • Escala
  • Proporção

5)  Operações com medidas de ângulos
6) Ângulos consecutivos e adjascentes
7) Ângulos o.p.v
8) Ângulos complementares e suplementares

PROCESSO  DE AVALIAÇÃO

INSTRUMENTO

PESO

  • Avaliação I de Matemática

 

2,0

  • Avaliação II de Matemática
  • Avaliação de Geometria
  • PROJETO

3,0

  • Aspectos qualitativos (frequência, pontualidade, execução das atividades e participação)

1,0

  • Avaliação Global (Matemática: 3,0 + Geometria: 1,0)

4,0

TOTAL

10,0

 

  • HISTÓRIA

PROFESSORA: Rosana Fonsêca de Oliveira

CONTEÚDOS

  • PROJETO
  • Arte e religião.
  • Cap.6 – Mudanças na Europa feudal

 

  • Cap.7- Renascimento e Humanismo
  • Atividade interdisciplinar-Artes
  • Cap.8- Reforma e Contrarreforma

PROCESSO  DE AVALIAÇÃO

INSTRUMENTO

PESO

  • Avaliação

2,0

  • PROJETO

3,0

  • Aspectos qualitativos (frequência, pontualidade, execução das atividades e participação)

1,0

  • Avaliação Global

4,0

TOTAL

10,0

  • CIÊNCIAS

PROFESSOR: Silvestre Teixeira Viana

CONTEÚDOS

  • PROJETO
  • Vírus
  • Bactéria
  • Fungos
  • Protozoários
  • Vegetal

 

PROCESSO  DE AVALIAÇÃO

INSTRUMENTO

PESO

  • Avaliação I

1,0

  • Avaliação II

1,0

  • PROJETO

3,0

  • Aspectos qualitativos (frequência, pontualidade, execução das atividades e participação)

1,0

  • Avaliação Global

4,0

TOTAL

10,0

  • GEOGRAFIA

PROFESSOR: Luciana Silva Pinheiro da Cunha

CONTEÚDOS

  • Projeto

 

  • A estrutura da população
    • Índice de Desenvolvimento Humano – IDH
    • Outros indicadores
  • A distribuição espacial e a população brasileira
    • Evolução e ocupação do território brasileiro
    • População urbana e rural

 

  • As migrações internacionais
    • As imigrações para o Brasil
    • Novos fluxos de imigração para o Brasil
  • As migrações internas
    • Os fluxos recentes de migração
    • Por que as pessoas migram?

PROCESSO  DE AVALIAÇÃO

INSTRUMENTO

PESO

  • Avaliação

1,5

  • Geoglossário

0,5

  • PROJETO 

3,0

  • Aspectos qualitativos (frequência, pontualidade, execução das atividades e participação)

1,0

  • Avaliação Global

4,0

TOTAL

10,0