CONTEÚDOS – 2ª SÉRIE – ENSINO MÉDIO- 2018
III UNIDADE

PORTUGUÊS

  • Estudo das Orações Reduzidas
  • Concordância Nominal e Verbal
  • Regência Nominal e Verbal
  • Colocação Pronominal
  • SINAIS DE PONTUAÇÃO

LITERATURA
Etapa I
Vanguardas Europeias
Modernismo de 22: A demolição

  • Conceito e contexto histórico 
  • As características literárias
  • Autores e obras principais

Material de apoio.
– Filme (fragmento): Macunaíma, de Joaquim Pedro de Andrade. Brasil, 1969
– Livro (fragmento): Macunaíma, de Mário de Andrade
– Música: Assaltaram a gramática, de Lulu Santos
PS.: O fragmento do texto e a música devem ser baixados na web.

Etapa II
Modernismo de 30: A reconstrução

  • Conceito e contexto histórico 
  • As características literárias
  • A prosa neorregionalista

          Graciliano Ramos
Rachel de Queiroz
Jorge Amado

  • A poética da reconciliação

          Carlos Drummond de Andrade
Cecília Meireles
Vinicius de Moraes
Material de apoio: prosa
– Filme (fragmento): Vidas Secas, de Nelson Pereira dos Santos. Brasil, 196
– Livro (fragmento / Baleia): Vidas Secas, de Graciliano Ramos
– Música: Último Pau de Arara, de Venâncio
Material de apoio: verso
– Filme (fragmento): O poeta de 7 faces, de. Paulo Thiago. Brasil, 2002
– Música: José, de Carlos Drummond musicado por Paulo Diniz
– Filme (fragmento): Vinícius, de Miguel Faria Jr. Brasil, 2005.
– Música: Canteiros, de Raimundo Fagner sobre Marcha de Cecília Meireles
PS.: Os fragmentos dos textos e as músicas devem ser baixadas na web.

Etapa III
Modernismo de 45: A consolidação 

  • Conceito e contexto histórico 
  • As características literárias
  • Autores e obras fundamentais

          Guimarães Rosa
Clarice Lispector
Cabral de Melo Neto
Material de apoio.
– Texto (conto): O burrinho pedrês, de Guimarães Rosa
– Música: Chula no Terreiro, de Elomar Figueira Melo
– Filme: A Hora da Estrela, J. Furtado, G. Arraes e R. Casé. Brasil, 2003.
– Filme (fragmento): Morte e Vida Severina, de Miguel Falcão. Brasil, 2010.
– Música: O Funeral do Lavrador, de João Cabral musicado por Chico Buarque
PS.: O conto e as músicas devem ser baixados na web.

Etapa IV
Pós-modernismo: A arte da civilização informatizada

  • Conceito e contexto histórico 
  • As tendências poéticas

          Concretismo: a poesia verbovisual
Tropicalismo: a subversão dos gêneros
Poesia social: o retorno ao popular
Poesia marginal: produções independentes
Outros caminhos: poetas sem enquadramentos

Material de apoio.
– Texto (fragmento): Trapos, de Cristóvão Tezza
– Filme: A palavra encantada, de Helena Solberg. Brasil, 2009
– Filme (fragmento): Tropicália, de Marcelo Machado. Brasil, 2012.
– Filme (fragmento): Uma Noite em 67, de Renato Terra. Brasil, 2010.
PS.: O fragmento do texto deve ser baixado na web.
Todo o material de apoio faz parte dos conteúdos da avaliação da unidade.

 

REDAÇÃO

  • O parágrafo padrão no texto dissertativo
  • Dissertação e estratégias argumentativas
  • O parágrafo de conclusão no ENEM
  • Discussões temáticas

 

ARTES

  • 1. Cubismo
  • 2. Surrealimo
  • 3. Pop Art

 

 

INGLÊS
Grammar Subject:

  • Reflexive pronouns;
  • Conditional sentences;
  • Embedded questions;

Vocabulary:

  • Wish;
  • Expressions and collocations;False cognates; Numbers and accounts; As if, as though, whether, if; Reporting verbs;  Idioms and expressions; Phrasal verbs

 

ESPANHOL

  • Uso das palavras-chave (conjunções, advérbios, preposições), contextualização das palavras-chave e a importância que elas tem na interpretação e compreensão dos textos usando os textos “La patente femenina” da UFBA e “Como ser más inteligentes” da UESB junto com as primeiras dicas para interpretar textos tipo Vestibulares e Enem; (2 aulas)
  • Advérbios e locuções adverbiais, sua importância nos textos e como é cobrado no Vestibular e no ENEM; (3 aulas)
  • Tradução e interpretação do texto “Bullying: la ley del más fuerte” p.235 (1 aula)
  • Texto: Al ritmo del Caribe, interpretação, tradução e localização das palavras-chave pag.250 (1aula)
  • Texto: El dia de La Hispanidad pag. 259, tradução, interpretação e localização das palabras-chave; (1 aula)
  • Texto: 10 claves para escribir bien según Rosa Monteiro pag. 274 e o texto Medicina contra el racismo pag.286: interpretação, tradução e localização das palavras-chave; (1 aula)
  • Tema: La ciência y la tecnologia, las corespondencias, sentimiento y emoción

QUÍMICA

  • Termoquímica
  • Cinética Química
  • Funções Oxigenadas e nitrogenadas
  • Eletroquímica

 

 

FÍSICA
FÍSICA 01 e FÍSICA 02

  • Introdução a ótica geométrica
  • Espelhos Planos
  • Espelhos Esféricos
  • Definições e elementos;
  • Espelhos Esféricos de Gauss;
  • Construção geométrica de imagens;
  • Estudo analítico dos espelhos esféricos.

TERMODINÂMICA

  • Eletrodinâmica
  • Leis de Ohms
  • Conceito de corrente elétrica
  • Conceito de resistores
  • Conceito de d.d.p
  • Associações de resistores

BIOLOGIA
BIOLOGIA 01 e BIOLOGIA 02

  • Sistema Endócrino
  • Sistema Circulatório
  • Sistema Respiratório
  • Sistema digestivo
  • Sistema excretor
  • Sistema reprodutor
  • Sistema Imune

 

  • Reinos Mais Simples

Monera
Protoctista
Fungi   

  • Reino Metazoa (Parte II)

Vertebrados

  • Reino Vegetal

MATEMÁTICA

  • Esferas
  • Probabilidade
  • Matriz
  • Determinantes
  • Geometria Espacial
  • Prismas
  • Cilindros
  • Cone
  • Pirâmide
  • Binômio de Newton
  • Probabilidade

GEOGRAFIA

  • Urbanização
  • Estados Nacionais e geopolítica
  • As Ordens Mundiais
  • Conflitos e tensões no mundo contemporâneo

HISTÓRIA

  • Revolução Francesa e Era Napoleônica
  •  A independência das Américas inglesa e espanhola.
  •  O processo de independência da América portuguesa.
  •  O governo de D. Pedro I.
  •  Período Regencial do Brasil.
  •  O governo de D. Pedro II.

FILOSOFIA

  • Kant
  • Reagle
  • Fenomenologia

SOCIOLOGIA

  • Cap.08 Movimentos sociais.
  • Cap. 11 Sociologia do desenvolvimento
  • Cap. 15 Sociedade e meio ambiente.

Leitura e Trabalho do manifesto Comunista