Vitória da Conquista, 07 de março de 2017.

A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da boniteza e da alegria.”

Paulo Freire

Para: Pais ou Responsáveis dos alunos do 6º ano- Fundamental II

A Viagem à Gruta da Mangabeira programada para o dia 18 de março de 2017, conforme consta em nosso calendário, foi transferida e comunicado na Reunião de Pais, realizada no dia 21 de fevereiro 2017.

Nossa aula de campo na Gruta da Mangabeira acontecerá no dia 08 de abril de 2017. Nessa atividade, nossos alunos evidenciarão em diversos espaços conteúdos trabalhados de modo interdisciplinar. Segue abaixo informações importantes:

O valor referente à viagem é de R$ 130,00 (cento e trinta reais).  O preço inclui: transporte, 02(dois) lanches, almoço e material de estudo.

DATA DE SAÍDA: 08 de abril de 2017

HORÁRIO DE SAÍDA: às 6h, do pátio externo do nosso Colégio

HORÁRIO DE RETORNO PREVISTO: 18h

ROTEIRO

• Observações que serão realizadas no trajeto Vitória da Conquista – Anagé (as crianças não descerão do ônibus):

– A situação do lixão;

– As mudanças de altitude (principalmente na Serra dos Pombos);

– O Rio Gavião (aspectos naturais: volume de água, assoreamento, mata ciliar);

• Em Suçuarana realizaremos a nossa primeira parada na Cabana Beira Rio, onde realizaremos uma atividade de relaxamento e lancharemos. Nesse mesmo local, observaremos de perto o Rio de Contas e teremos a oportunidade de ouvir uma palestra com os professores Silvestre Viana e Luciana Pinheiro, abordando o desgaste das margens, a retirada da mata ciliar, o ecossistema aquático, o solo arenoso etc…
  • Próximo a Ituaçu visitaremos a Gruta da Mangabeira, tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, em 1962. É dona de uma beleza extraordinária, uma verdadeira obra prima da Natureza e um símbolo de fé para mais de cem mil romeiros que anualmente demonstram a sua devoção. (Chegada a Gruta prevista para às 10h)
  • Em Ituaçu:

– Parada para o almoço (12h30min);

– Visita à Igreja Matriz e às praças;

– Parada para merenda da tarde (15h30min);

• Chegada prevista em Vitória da Conquista: 18h.

ATENÇÃO!

Além de estar munido de toda cooperação, responsabilidade, solidariedade e disposição, alguns itens serão necessários: usar calça leve (tipo tactel ou microfibra); camisa da escola e tênis (de preferência bastante usado). LEVAR PARA A VIAGEM: 01 blusa de frio; 01 boné; 01 mochila; 01 lanterna pequena com pilhas; 01 garrafa com água; protetor solar e repelente.

Para maiores esclarecimentos, teremos uma breve reunião, no auditório do nosso colégio, no dia 03 de abril de 2017, às 19h30min.

A participação do(a) seu(sua) filho(a) ocorrerá mediante autorização. Favor preenchê-la, devolvendo-a impreterivelmente até o dia 17 de março (sexta-feira), junto com a cópia do R.G. do aluno, para que possamos tomar as medidas cabíveis. O valor da viagem poderá ser enviado até 24 de março (sexta-feira).

Ir. Mª Cristina Oliveira Freitas

Eliane Santiago