Vitória da Conquista, 27 de fevereiro de 2014.

O Turismo Pedagógico é uma atividade de caráter interdisciplinar que tem se mostrado

muito rica no processo de construção do conhecimento socialmente adquirido, adaptável

a qualquer nível de escolaridade. Através das viagens de estudo, é possível aprender, na

prática, o que foi visto teoricamente em sala de aula.

Eladyr Boaventura Raykil (Adaptação)

Para: Pais ou Responsáveis dos alunos do 6º ano- Fundamental II

Conscientes de que as disciplinas devem incluir várias modalidades didáticas, tornando-se assim mais atrativas para os alunos, e com o objetivo de aprimorar e tornar mais significativo o processo ensino-aprendizagem, realizaremos nossa aula de campo na Gruta da Mangabeira no dia 22 de março. Na  oportunidade, nossos alunos evidenciarão “in loco” conteúdos trabalhados na I unidade e que daremos continuidade nas unidades seguintes, de modo interdisciplinar.

A saída será às 6 horas em ônibus da empresa Salutaris. O retorno está previsto para as 18h.

O valor da viagem é de R$ 95,00 (noventa e cinco reais) incluindo transporte, 02(dois) lanches, almoço e material de estudo.

A participação do(a) seu(sua) filho(a) ocorrerá mediante autorização anexa. Favor preenchê-la, devolvendo-a impreterivelmente até a  próxima sexta-feira, 06 de março, junto com a copia do R.G. do aluno, para que possamos tomar as medidas cabíveis. O valor da viagem poderá ser enviado até 14 de março.

• SAÍDA : às 6h, do pátio externo do nosso Colégio;
  •  Observações que serão realizadas no trajeto Vitória da Conquista – Anagé (as crianças não descerão do ônibus):

– A situação do lixão;

– As mudanças de altitude (principalmente na Serra dos Pombos);

– O Rio Gavião (aspectos naturais: volume de água, assoreamento, mata ciliar);

• Em Suçuarana realizaremos a nossa primeira parada na Cabana Beira Rio, onde realizaremos  uma atividade de relaxamento e lancharemos. Neste mesmo local, observaremos de perto o Rio de Contas e teremos a oportunidade de ouvir uma palestra com os professores Silvestre Viana e Franciane Varges, abordando o desgaste das margens, a retirada da mata ciliar, o ecossistema aquático, o solo arenoso etc…
  • Próximo a Ituaçu visitaremos a Gruta da Mangabeira, tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, em 1962.  É dona de uma beleza extraordinária, uma verdadeira obra prima da Natureza e um símbolo de fé para mais de cem mil romeiros que anualmente demonstram a sua devoção.(Chegada a Gruta prevista para as 10h)
  • Em Ituaçu:

– Parada para o almoço(12h30min);

– Visita à Igreja Matriz, às praças e ao Rio Mato Grosso;

– Parada para merenda da tarde (15h30min) ;

• Chegada prevista em Vitória da Conquista: 18h;

O que levar?

Além de estar munido de toda cooperação, responsabilidade, solidariedade e disposição alguns itens  serão necessários:

1 calça leve (tipo tactel ou microfibra); Camisa da escola; 1 blusa de frio; 1 bermuda; 1 boné; 1 tênis (de preferência bastante usado); 1 mochila; 1 lanterna pequena com pilhas; 1 garrafa com água; Protetor solar;

Ir. Mª Cristina Oliveira Freitas

Carla Fonsêca
Coordenadora Pedagógica

AUTORIZAÇÃO

Eu, _______________________________, responsável pelo(a) aluno(a) ______________________________, autorizo a sua participação na aula de campo na Gruta da Mangabeira, uma expedição do Colégio Nossa Senhora de Fátima (6º ano) a Ituaçu, no dia 22 de março de 2014.

Telefones para contato:_______________________________________

Vitória da Conquista, ____/____/________.

___________________________________________
Assinatura do Responsável