Vitória da Conquista, 18 de fevereiro de 2016.

“Quando se une a prática com a teoria tem-se a ação criadora e modificadora da realidade”.

Paulo Freire

Para: Pais ou Responsáveis dos alunos do 6º ano- Fundamental II

A pesquisa de campo constitui uma ação pedagógica importante para o processo ensino e aprendizagem, visto que as atividades de pesquisa propostas viabilizam o conhecimento teórico por meio da prática. Essa prática aliada às diferentes áreas do conhecimento permite ao aluno a capacidade de observação, experimentação, reflexão e informação a fim de construir seus conceitos e significados.

Para tanto, realizaremos nossa aula de campo na Gruta da Mangabeira no dia 19 de março. Nessa atividade, nossos alunos evidenciarão em diversos espaços, conteúdos trabalhados de modo interdisciplinar.

O valor referente a viagem é de R$ 112,00 (cem e doze reais).  O preço inclui: transporte, 02(dois) lanches, almoço e material de estudo.

DATA DE SAÍDA: 19 de março de 2016

HORÁRIO DE SAÍDA: às 6h, do pátio externo do nosso Colégio

HORÁRIO DE RETORNO PREVISTO: 18h

ROTEIRO

• Observações que serão realizadas no trajeto Vitória da Conquista – Anagé (as crianças não descerão do ônibus):

– A situação do lixão;

– As mudanças de altitude (principalmente na Serra dos Pombos);

– O Rio Gavião (aspectos naturais: volume de água, assoreamento, mata ciliar);

• Em Suçuarana realizaremos a nossa primeira parada na Cabana Beira Rio, onde realizaremos uma atividade de relaxamento e lancharemos. Nesse mesmo local, observaremos de perto o Rio de Contas e teremos a oportunidade de ouvir uma palestra com os professores Silvestre Viana e Luciana Pinheiro, abordando o desgaste das margens, a retirada da mata ciliar, o ecossistema aquático, o solo arenoso etc…
  • Próximo a Ituaçu visitaremos a Gruta da Mangabeira, tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional, em 1962. É dona de uma beleza extraordinária, uma verdadeira obra prima da Natureza e um símbolo de fé para mais de cem mil romeiros que anualmente demonstram a sua devoção. (Chegada a Gruta prevista para às 10h)
  • Em Ituaçu:

– Parada para o almoço (12h30min);

– Visita à Igreja Matriz e às praças;

– Parada para merenda da tarde (15h30min);

• Chegada prevista em Vitória da Conquista: 18h.

ATENÇÃO!

Além de estar munido de toda cooperação, responsabilidade, solidariedade e disposição, alguns itens serão necessários: usar calça leve (tipo tactel ou microfibra); camisa da escola e tênis (de preferência bastante usado). LEVAR PARA A VIAGEM: 1 blusa de frio; 1 bermuda; 1 boné; 1 mochila; 1 lanterna pequena com pilhas; 1 garrafa com água; protetor solar e repelente.

A participação do(a) seu(sua) filho(a) ocorrerá mediante autorização. Favor preenchê-la, devolvendo-a impreterivelmente até o dia 01 de março (terça-feira), junto com a cópia do R.G. do aluno, para que possamos tomar as medidas cabíveis. O valor da viagem poderá ser enviado até 07 de março.

Ir. Mª Cristina Oliveira Freitas

Eliane Santiago