O território brasileiro possui uma imensa variedade de formas de vida, de florestas, de animais e de povos. Em função dessa diversidade foram delimitados e descritos os chamados Biomas Brasileiros, com suas interfaces e ligações, porém com características próprias cada um.

A expressão bioma vem do grego “bio”, que quer dizer “vida”, e “oma” que, em grego, significa “massa, grupo ou estrutura de vida”. Sendo assim, “um bioma é um conjunto de vida (animal e vegetal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria”.

O Brasil possui seis biomas reconhecidos oficialmente: a Mata Atlântica, a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga e o Pampa. Neles, está distribuída uma população de mais de 200 milhões de brasileiros, 80% vivendo em cidades. O impacto dessa concentração populacional sobre o meio ambiente produz problemas que põem em risco as riquezas naturais. O avanço das tecnologias em todos os campos tende a distanciar as pessoas dos problemas socioambientais que estão ao seu redor. Os povos que perderam seus territórios reivindicam seu lugar na sociedade e sua cidadania. Além disso, somos cidadãos globais e a tensão entre economia e ecologia se coloca como enorme desafio, hoje, para toda a humanidade.

Pensando nesse contexto, o Projeto “Biomas”, desenvolvido pela comunidade educativa Nossa Senhora de Fátima – Sacramentinas, nos convida, através de um trabalho dinâmico e participativo, a abordar cada um de nossos biomas, com suas características, seus respectivos povos e cultura, sua situação geral atual, bem como entender e conscientizar sobre seus problemas fundamentais e sobre a manutenção de nossa riqueza natural básica, apontando propostas sobre o que podemos e devemos fazer para proteger e cuidar dos nossos biomas.

DISCIPLINAS:
Língua Portuguesa, Inglês, Redação, Artes, Geografia, História, Ciências, Matemática, Ensino Religioso, Robótica e Educação Física.

PÚBLICO ALVO:
Professores das respectivas disciplinas, Funcionários, Equipe Gestora e Alunos.

OBJETIVOS GERAIS :

  1. Aprofundar o conhecimento de cada bioma brasileiro, de suas riquezas e belezas naturais, de seus significados e importância para a vida no planeta, particularmente para o povo brasileiro;
  2. Conhecer a cultura das populações originárias de cada bioma, reconhecendo seus direitos e sua pertença ao povo brasileiro, respeitando sua história, seus territórios e seu modo específico de viver;
  3. Reforçar o compromisso com a biodiversidade do território brasileiro, a partir da prática da cidadania em relação ao meio ambiente nas realidades locais.
Publicado em O projeto em | Deixar um comentário