PROJETO ENSINO FUNDAMENTAL II – II UNIDADE

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

DATAS

VALOR: 3.000
PESO: 3,0

DESENVOLVIMENTO INDIVIDUAL

Durante todo o projeto

1000

BOAS AÇÕES Elaboração da tarefa com os líderes: 22/05 – 08h
Entrega da tarefa: 24/05 – 08hDurante todo o projeto

200

MOMENTO DESAFIO A definir

200

SITE (MATÉRIAS SOBRE O TEMA)
REVISTA – 8º e 9º   ECO-LÓGICA (CRIAÇÃO DE JOGOS/ANIMAÇÕES – PROFESSORES DE ROBÓTICA) – 6º e 7º
Entrega da tarefa: 23/05

 

Apresentação dos jogos:
17/07: 7º Ano (apresentarão para as turmas do 9º Ano)

21/07: 6º Ano C, D e E (turmas do Fund. I)
24/07: 6º Ano A e B (apresentarão para as turmas do 8º Ano)

200

 

DESAFIO ONLINE

18/07: 9º ANO
19/07: 8º ANO
20/07: 7º ANO
21/07: 6º ANO
1º horário: turma A
2º horário: turma B
3º horário: turma C
4º horário: turma D
5º horário: turma E

200

AÇÃO SOCIAL Entrega da tarefa: 22/05 – 8h
Cumprimento:
24/07 – 8h

200

FÓRUM DE CONHECIMENTO
Dois últimos horários
26/07 (quarta-feira) 400
JOFASA 8º e 9º – 10/06 (sábado letivo)
6º e 7º – 22/07 (sábado letivo)

200

 

ENCERRAMENTO DO PROJETO
6º e 7º – Gincana Cultural
8º e 9º – Lançamento da Revista

29/07 (Sábado letivo)

6º e 7º – 8 às 11h30min

8º Ano – 18h30min às 19h30min

9º Ano – 20h às 21h

400

Publicado em Cronograma de atividades em | Deixar um comentário

INSTRUÇÕES PARA ESCREVER A MATÉRIA PARA O SITE:

  • Cada turma produzirá duas matérias para serem publicadas pelo NTES no site do Colégio
  • Cada matéria deverá abordar o subtema determinado para a turma
  • As matérias devem ser criadas pelo aluno (a) e não copiadas da internet
  • Se houver reproduções de trechos, as fontes devem ser citadas
  • As imagens devem ser enviadas em anexos com a resolução mínima de 800 x 600
  • O professor responsável pela turma deverá corrigi-la e encaminhá-la ao e-mail do NTES nas datas determinadas:

 1ª matéria – 05 de junho de 2017

2ª matéria – 17 de junho de 2017

DICAS:

  • Adquira um bom conhecimento sobre o tema que deseja escrever
  • Cuidado com os erros ortográficos e de digitação
  • Escolha uma linguagem adequada ao seu público alvo
  • A formatação do texto é extremamente importante (Fonte: Times New Roman ou Arial Tamanho: 14)
  • Desperte a curiosidade do leitor com um título original e criativo
  • Seja claro, coerente e mantenha o foco no assunto tratado
  • Releia seu texto e faça as correções necessárias
  • Encante seus leitores!
Publicado em Instruções em | Deixar um comentário

PROJETO II UNIDADE – ENSINO MÉDIO

TEMAS:

  1. Mata Atlântica
  2. Amazônia
  3. Cerrado
  4. Pantanal
  5. Araucária
  6. Caatinga
  7. Vegetações Litorâneas – Mangues – Restigas
  8. Mata de Cocais
  9. Campos
  10. Corais

SUBDIVISÃO:

          TURMAS        RESPONSÁVEIS TEMAS
1ª SÉRIE – A Fernanda, Sandra Marjorie,  Salete e Rodrigo 11. Campos
1ª SÉRIE – B Larissa, Harada e Abel 12. Pantanal
1ª SÉRIE – C Cida e Juliano 13. Corais
1ª SÉRIE – D Alexandre, Charles e Marcelo 14. Araucária
1ª SÉRIE – E Allyne, Heber e Ian 15. Mata de Cocais
2ª SÉRIE – A Sílvia, Murilo e Alfredo 16. Caatinga
2ª SÉRIE – B Kézia e Barone 17. Vegetações Litorâneas – Mangues – Restigas
2ª SÉRIE – C Silvestre e Madson 18. Mata Atlântica
2ª SÉRIE – D Salete, Dilson e Andréia Abade 19. Cerrado
2ª SÉRIE – E Andréia e Leonardo 20. Amazônia
Publicado em Conteúdos em | Deixar um comentário

PROJETO II UNIDADE – ENSINO FUNDAMENTAL II

SÉRIES SUBTEMAS CONTEÚDOS ABORDADOS  
6º ANO  A Mata Atlântica (Ambientes Costeiros)  

Professores das disciplinas

Sandra e Ir. Luzia
6º ANO  B Cerrado Rosana
6º ANO  C Pampas e Pantanal Jô Teles e Raniere
6º ANO  D Caatinga Rodrigo
6º ANO  E Amazônia Roberta
7º ANO  A Amazônia  

Professores das disciplinas

Edileide
7º ANO  B Mata Atlântica (Ambientes Costeiros) Silvestre
7º ANO  C Cerrado Patrícia Farias
7º ANO  D Pampas e Pantanal Katiúscia e Gabriel
7º ANO  E Caatinga Luciana Pinheiro
8º ANO  A Mata Atlântica (Ambientes Costeiros)  

Professores das disciplinas

Luana e Charles
8º ANO  B Pampas e Pantanal Madson
8º ANO  C Cerrado Thiago e Franciane
8º ANO  D Caatinga Simone Ramos e Fernanda
8º ANO  E Amazônia Simone Mármore e Carol
     
9º ANO  A Pampas e Pantanal  

Professores das disciplinas

Larissa
9º ANO  B Cerrado Mônica
9º ANO  C Amazônia Adriana
9º ANO  D Mata Atlântica (Ambientes Costeiros) Luciana Melo
9º ANO  E Caatinga Edirlene e Climério
Publicado em Conteúdos, Sem categoria em | Deixar um comentário

 

AVALIAÇÃO:
Os alunos serão avaliados levando em consideração os seguintes critérios:

  • Indicadores Qualitativos de: Participação, respeito, envolvimento, responsabilidade, comportamento, interesse, relacionamento, nível de atenção, pontualidade, entre outros observados no decorrer do projeto;
  • Desenvolvimento do senso crítico e consciência e da capacidade de compreensão e abstração;
  • Conteúdo;
  • Desenvolvimento de competências cognitivas no domínio das linguagens e da capacidade de expressão escrita e oral, bem como de construção e representação, através das atividades desenvolvidas em sala de aula e extraclasse;
  • Autonomia de julgamento, descrição, análise e explicação dos diversos fenômenos estudados;
  • Capacidade de pesquisa e observação;

Avaliação quantitativa (conjunto de critérios e valores pré-estabelecidos pela Direção, Coordenação e Corpo Docente) – em todas as disciplinas.

Publicado em Avaliação em | Deixar um comentário

O território brasileiro possui uma imensa variedade de formas de vida, de florestas, de animais e de povos. Em função dessa diversidade foram delimitados e descritos os chamados Biomas Brasileiros, com suas interfaces e ligações, porém com características próprias cada um.

A expressão bioma vem do grego “bio”, que quer dizer “vida”, e “oma” que, em grego, significa “massa, grupo ou estrutura de vida”. Sendo assim, “um bioma é um conjunto de vida (animal e vegetal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional, com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria”.

O Brasil possui seis biomas reconhecidos oficialmente: a Mata Atlântica, a Amazônia, o Cerrado, o Pantanal, a Caatinga e o Pampa. Neles, está distribuída uma população de mais de 200 milhões de brasileiros, 80% vivendo em cidades. O impacto dessa concentração populacional sobre o meio ambiente produz problemas que põem em risco as riquezas naturais. O avanço das tecnologias em todos os campos tende a distanciar as pessoas dos problemas socioambientais que estão ao seu redor. Os povos que perderam seus territórios reivindicam seu lugar na sociedade e sua cidadania. Além disso, somos cidadãos globais e a tensão entre economia e ecologia se coloca como enorme desafio, hoje, para toda a humanidade.

Pensando nesse contexto, o Projeto “Biomas”, desenvolvido pela comunidade educativa Nossa Senhora de Fátima – Sacramentinas, nos convida, através de um trabalho dinâmico e participativo, a abordar cada um de nossos biomas, com suas características, seus respectivos povos e cultura, sua situação geral atual, bem como entender e conscientizar sobre seus problemas fundamentais e sobre a manutenção de nossa riqueza natural básica, apontando propostas sobre o que podemos e devemos fazer para proteger e cuidar dos nossos biomas.

DISCIPLINAS:
Língua Portuguesa, Inglês, Redação, Artes, Geografia, História, Ciências, Matemática, Ensino Religioso, Robótica e Educação Física.

PÚBLICO ALVO:
Professores das respectivas disciplinas, Funcionários, Equipe Gestora e Alunos.

OBJETIVOS GERAIS :

  1. Aprofundar o conhecimento de cada bioma brasileiro, de suas riquezas e belezas naturais, de seus significados e importância para a vida no planeta, particularmente para o povo brasileiro;
  2. Conhecer a cultura das populações originárias de cada bioma, reconhecendo seus direitos e sua pertença ao povo brasileiro, respeitando sua história, seus territórios e seu modo específico de viver;
  3. Reforçar o compromisso com a biodiversidade do território brasileiro, a partir da prática da cidadania em relação ao meio ambiente nas realidades locais.
Publicado em O projeto em | Deixar um comentário