Os índios querem suas terras

Nos últimos anos, um assunto muito polêmico tem dividido a opinião dos brasileiros: a demarcação do território indígena. Terras indígenas, segundo a legislação brasileira, são aquelas tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas do Brasil, habitadas em caráter permanente, utilizadas para as suas atividades produtivas, e imprescindíveis à preservação dos recursos naturais necessários para o seu bem-estar e sua reprodução física e cultural, de acordo com seus usos, costumes e tradições. As terras indígenas são bens da União inalienáveis e indisponíveis. Índios de todo o país tem protestado em frente à camara e o senado, sendo contidos pela força de choque.

A conscientização dos índios cresce, eles adquirem mais influência política, se organizam em grupos e associações e estão articulados em nível nacional, muitos se educam em níveis superiores e conquistam posições de onde podem melhor defender os interesses de seus povos.

Grande parte deles protesta em busca do saneamento básico e serviços de saúde, mas outros protestam de forma violenta em busca de terras que pertenciam a tribos indígenas.  Para apresentar suas reivindicações os índios fizeram um texto e um vídeo em sua própria língua, além de uma petição que já circula na internet a ser envida ao ministro da justiça.

Postado em 8º Ano E. em

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *