Nos últimos anos, um assunto muito polêmico tem dividido a opinião dos brasileiros: a demarcação do território indígena. Terras indígenas, segundo a legislação brasileira, são aquelas tradicionalmente ocupadas pelos povos indígenas do Brasil, habitadas em caráter permanente, utilizadas para as suas atividades produtivas, e imprescindíveis à preservação dos recursos naturais necessários para o seu bem-estar e sua reprodução física e cultural, de acordo com seus usos, costumes e tradições. As terras indígenas são bens da União inalienáveis e indisponíveis. Índios de todo o país tem protestado em frente à camara e o senado, sendo contidos pela força de choque.

A conscientização dos índios cresce, eles adquirem mais influência política, se organizam em grupos e associações e estão articulados em nível nacional, muitos se educam em níveis superiores e conquistam posições de onde podem melhor defender os interesses de seus povos.

Grande parte deles protesta em busca do saneamento básico e serviços de saúde, mas outros protestam de forma violenta em busca de terras que pertenciam a tribos indígenas.  Para apresentar suas reivindicações os índios fizeram um texto e um vídeo em sua própria língua, além de uma petição que já circula na internet a ser envida ao ministro da justiça.

Publicado em 8º Ano E em | Deixar um comentário

O açaí é um tipo de palmeira que produz um fruto de cor roxa, muito utilizado em alimentos e bebidas. A palavra “açaí” é do tupi yusa’i, ” fruta que chora “, ao suco desprendido pelo fruto. É uma espécie monocotiledônea nativa da mata várzea da região amazônica.

O açaí é um alimento muito importante na dieta dos nortistas do Brasil, onde seu consumo remonta aos tempos pré-colombianos. Os estados do Pará e Amazônia,são os maiores produtores da fruta, sendo, juntos, responsáveis por mais de 85% da produção mundial.

A palmeira do açaí (açaizeiro) é semelhante à palmeira-juçara da Mata Atlântica, diferenciando-se desta porque cada planta de juçara tem somente um caule, mas os açaís crescem em moita de 4 a 8 estipes (troncos de palmeiras), cada um 12 metros de altura e 14 centímetros de diâmetro médio e podendo chegar a até uns 20 metros de altura.

Existe também o óleo do açaí, ele tem uma coloração verde-escura, de odor pouco agradável. É bastante utilizado para fins culinários e para uso de cosméticos.

São muito os seus benefícios: ajuda a ter um coração mais saudável, contribui para a saúde da pele e para desintoxicação do corpo.

Publicado em 8º Ano E em | Deixar um comentário