Pratos típicos do Pantanal

O Pantanal conta com uma culinária deliciosa e bem variada, tem como marca sua simplicidade, herança dos costumes dos peões que cruzam até hoje os pastos alagados em comitiva. Os pratos típicos do Pantanal incluem carnes, peixes, massas e sofrem até mesmo influencia da cultura paraguaia.

Pratos típicos do Pantanal:

Chipa
A Chipa é um biscoito semelhante ao pão de queijo mineiro, porém com consistência e sabor próprio.

Ingredientes:
2 pratos fundos de queijo ralado
2 pratos fundos de polvilho doce
7 ovos
6 colheres de margarina (ou ½ xícara de nata)
sal à gosto
1 colher de fermento
1 lata de creme de leite ou leite até dar ponto

Modo de Fazer:
Coloque o polvilho e o queijo, misture bem. Junte os ovos, a margarina, o fermento e o creme de leite e amasse bem até dar ponto de enrolar.

Pudim de peixe
Ingredientes:
Sobra de peixe
100 g de pão, leite, ovos
1 colher de manteiga sal, cheiro verde, pimenta
azeitonas
pimentão

Modo de Fazer:
Refogue o peixe no azeite com todos os temperos; coloque o pão de molho no leite, bata no liquidificador com 2 gemas, misture ao peixe já desfiado, junte as claras em neve e leve ao fogo. Não deixe desmanchar muito o peixe e coloque em um refratário.

Piranha
Você já comeu piranha? Trocadilhos a parte, a piranha é um dos peixes mais saborosos que existe. Sua carne branquinha e firme, tem um gosto adocicado e simplesmente desmancha na boca.
10 piranhas
1 Kg de tomate
1 Kg de cebola
2 maços de coentro
1 maço de cebolinha
pimenta do reino e dedo de moça
limão pra temperar
3 pimentões
óleo e sal à gosto

PREPARO:
Retalhar as piranhas, temperar com sal, limão e pimenta. Deixar repousar um pouco; fritar os pimentões no óleo. Colocar as piranhas com os tomates e as cebolas em rodelas. Deixar suar. Após suada sacudir as piranhas (não mexercom colher) e colocar água sem cobrir totalmente. Depois de 5 minutos de fervura, colocar coentro por cima e antes de servir, ainda fervendo colocar a salsa. N.B. Para fazer o caldo de piranha é só passar as piranhas na peneira.

Farofa de carne seca
½ kg de carne seca
gordura vegetal
1 cebola picadinha sal, salsa e pimenta do reino à gosto
½ kg de farinha de mandioca

Modo de Fazer:
Afervente a carne seca, corte em pedacinhos e refogue na gordura vegetal bem quente. Quando a carne seca estiver quase frita junte a cebola, a salsa e a pimenta do reino. Depois de tudo frito junte a farinha de mandioca mexendo sempre até dar o ponto.

Curiosidades:

A comida da região também sofreu grande influência dos espanhóis e dos portugueses colonizadores. Muitos pratos típicos que fazem sucesso nasceram de simples improvisos dos Bandeirantes que circulavam pelo Pantanal.

Os pratos também são muito influenciados pela cultura gastronômica da Argentina, da Bolívia e do Paraguai. Um prato tradicional no Pantanal é o cozido argentino, que foi adaptado pelos brasileiros e recebeu milho verde e banana da terra.

Outro hábito herdado pelo povo do Pantanal é o consumo de tereré, uma bebida do Paraguai, muito parecida com o chimarrão gaúcho, mas que é consumido gelado. A culinária típica do Pantanal também tem muito arroz, feijão, carne, mandioca e farinha de mandioca.

Postado em 8º Ano B. em

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *