Uma comidinha caseira é sempre o mais gostoso, a culinária gaúcha começou no campo e dele se nutre até hoje. A imagem que permanece é a de um gaúcho essencialmente carnívoro pratos feitos com carne são a preferencia do povo gaúcho, principalmente o churrasco, que é a referencia da culinária do sul do país.

Alguns pratos deliciosos muito popular nos pampas:

Arroz de Carreteiro

É um dos pratos mais populares do Rio Grande do Sul.
Ingredientes
1,5 kg de charque
2 cebolas grandes
1 pimentão verde grande
6 dentes de alho
2 tomates médios
1 maço de tempero verde
5 xícaras grandes de arroz
10 xícaras e meia de água fervente
Azeite a gosto

Modo de Preparo
Pique o charque em cubos pequenos e cozinhe em água até que fique bem salgado, porém suportável ao paladar. Após a fervura, escorra toda a água e frite o charque em azeite.Pique as cebolas, tomates, pimentão, alho e o tempero verde e os acrescente quando a carne estiver dourada. Deixe tudo fritar bem, até começar a secar, adicione o arroz e frite mais um pouco.

Adicione a água fervente, mexa bem, misturando de forma uniforme os ingredientes. Espere retomar a fervura, abaixe o fogo e espere secar. Sirva com salada de couve crua e ovos cozidos picados.

Rendimento: oito pessoas.
Paçoca de pinhão com carne assada

Essa receita é muito pedida nos restaurantes do sul, era feita pelos índios do sul, que caminhavam longas distancias e precisavam de energia.

Ingredientes
1kg de pinhão cozinho
1kg de carne de gado assada
1kg de lombo de porco assado
500g de salsichão
200g de bacon
Cebolinha a gosto
Alho a gosto
Temperos a gosto (como cebolinha e salsa)

Modo de fazer
Triture o pinhão cozinho ainda quente em um liquidificador junto com a carne, lombo e o salsichão assados. Refogue em uma panela com óleo, a cebola, o alho, o bacon e os temperos. Quando começar dourar, junte os ingredientes triturados e deixe fritar até dourar. De preferência a carne deve ser assada (sobra de churrasco), mas também pode ser frita.
CURIOSIDADES:

Sagu com creme
Impossível falar de doces típicos do Rio Grande do Sul, sem falar no sagu com creme. A sobremesa mais comum na mesa dos gaúchos, principalmente, nos domingos pós churrasco.

Ingredientes
2 xícaras de sagu
3 copos grandes de vinho tinto
1 xícara e 1/2 de açúcar
1 litro de água
1/2 litro de leite
1/2 xícara de açúcar
2 colheres de amido de milho bem cheias
1 gema passada na peneira
1 colher de café de essência de baunilha

Modo de preparo
Coloque o sagu em uma panela de pressão com água e deixe cozinhar por 10 minutos. Espere a panela esfriar, retire o sagu e lave em água corrente até sair toda a liga. Coloque o açúcar na panela junto com o vinho e o sagu já lavado, deixe ferver uns minutos para encorpar. Para preparar o creme acrescente o leite, 1/2 xícara de açúcar, o amido, a gema e baunilha na panela. Misture bem e ligue o fogo, mexa até engrossar. Pode variar de acordo com o gosto, acrescentando mais ou menos açúcar. Pode servir o sagu colocando o creme de baunilha como acompanhamento.

BIOGRAFIAS: WWW.REVISTASABORESDOSUL.COM.BR (RECEITAS)
WWW.COMIDA-TÍPICAS.INFO (CURIOSIDADES)
WWW.LETRASSABOROSAS.COM.BR (CURIOSIDADES)

Publicado em 8º Ano B em | Deixar um comentário

O Pantanal conta com uma culinária deliciosa e bem variada, tem como marca sua simplicidade, herança dos costumes dos peões que cruzam até hoje os pastos alagados em comitiva. Os pratos típicos do Pantanal incluem carnes, peixes, massas e sofrem até mesmo influencia da cultura paraguaia.

Pratos típicos do Pantanal:

Chipa
A Chipa é um biscoito semelhante ao pão de queijo mineiro, porém com consistência e sabor próprio.

Ingredientes:
2 pratos fundos de queijo ralado
2 pratos fundos de polvilho doce
7 ovos
6 colheres de margarina (ou ½ xícara de nata)
sal à gosto
1 colher de fermento
1 lata de creme de leite ou leite até dar ponto

Modo de Fazer:
Coloque o polvilho e o queijo, misture bem. Junte os ovos, a margarina, o fermento e o creme de leite e amasse bem até dar ponto de enrolar.

Pudim de peixe
Ingredientes:
Sobra de peixe
100 g de pão, leite, ovos
1 colher de manteiga sal, cheiro verde, pimenta
azeitonas
pimentão

Modo de Fazer:
Refogue o peixe no azeite com todos os temperos; coloque o pão de molho no leite, bata no liquidificador com 2 gemas, misture ao peixe já desfiado, junte as claras em neve e leve ao fogo. Não deixe desmanchar muito o peixe e coloque em um refratário.

Piranha
Você já comeu piranha? Trocadilhos a parte, a piranha é um dos peixes mais saborosos que existe. Sua carne branquinha e firme, tem um gosto adocicado e simplesmente desmancha na boca.
10 piranhas
1 Kg de tomate
1 Kg de cebola
2 maços de coentro
1 maço de cebolinha
pimenta do reino e dedo de moça
limão pra temperar
3 pimentões
óleo e sal à gosto

PREPARO:
Retalhar as piranhas, temperar com sal, limão e pimenta. Deixar repousar um pouco; fritar os pimentões no óleo. Colocar as piranhas com os tomates e as cebolas em rodelas. Deixar suar. Após suada sacudir as piranhas (não mexercom colher) e colocar água sem cobrir totalmente. Depois de 5 minutos de fervura, colocar coentro por cima e antes de servir, ainda fervendo colocar a salsa. N.B. Para fazer o caldo de piranha é só passar as piranhas na peneira.

Farofa de carne seca
½ kg de carne seca
gordura vegetal
1 cebola picadinha sal, salsa e pimenta do reino à gosto
½ kg de farinha de mandioca

Modo de Fazer:
Afervente a carne seca, corte em pedacinhos e refogue na gordura vegetal bem quente. Quando a carne seca estiver quase frita junte a cebola, a salsa e a pimenta do reino. Depois de tudo frito junte a farinha de mandioca mexendo sempre até dar o ponto.

Curiosidades:

A comida da região também sofreu grande influência dos espanhóis e dos portugueses colonizadores. Muitos pratos típicos que fazem sucesso nasceram de simples improvisos dos Bandeirantes que circulavam pelo Pantanal.

Os pratos também são muito influenciados pela cultura gastronômica da Argentina, da Bolívia e do Paraguai. Um prato tradicional no Pantanal é o cozido argentino, que foi adaptado pelos brasileiros e recebeu milho verde e banana da terra.

Outro hábito herdado pelo povo do Pantanal é o consumo de tereré, uma bebida do Paraguai, muito parecida com o chimarrão gaúcho, mas que é consumido gelado. A culinária típica do Pantanal também tem muito arroz, feijão, carne, mandioca e farinha de mandioca.

Publicado em 8º Ano B em | Deixar um comentário