A Amazônia é uma floresta imensa, com fauna e flora extremamente ricas e abriga a maior bacia hidrográfica do mundo. Infelizmente, esta beleza natural vem sendo ameaçada pela ação do homem, as quais podemos citar: desmatamento e extração ilegal de madeira, tráfico de animais e plantas, entre outros.

Muitos lavradores realizam queimadas para aumentar suas áreas agricultiváveis, o que além de prejudicar potencialmente o solo, colabora com problemas como o efeito estufa. Os animais que habitam os locais atingidos pelo fogo, muitas das vezes são mortos ou tem que viver com seu habitat natural reduzido.

 O desmatamento e extração ilegal de madeira são outros graves problemas que atingem a Floresta Amazônica. Muitas empresas de móveis retiram ilegalmente madeira da Amazônia e não a repõem para que cresça novamente, ajudando cada vez mais na redução desse importante bioma. O desmatamento, segundo pesquisas recentes, é responsável pela devastação anual de 26.000 quilômetros do bioma Amazônico.

O tráfico de animais é responsável pela retirada de cerca de 38 milhões de espécimes da natureza no Brasil. É estimado que para cada produto animal comercializado, são mortos pelo menos 3 espécimes. Já para o comércio de animais vivos, esse índice é ainda maior, de cada 10 animais traficados, apenas 1 sobrevive. Nove morrem durante a captura ou no transporte inadequado. Estima-se que essa triste atividade movimente 1,5 bilhões de dólares, por ano, no Brasil e 20 bilhões de dólares no mundo.

Existem várias ONGs criadas      com o intuito de proteger e preservar a Amazônia, por exemplo: Greenpeace (que atua não só no Brasil, mas em outros 43 países), Imazon – Instituto do Homem e do Meio Ambiente da Amazônia, SOS Amazônia, Amazonlink, Fundação Vitória Amazônia, entre outras. Tristemente, nem todos esses órgãos são capazes de acabar com a devastação do bioma Amazônico, por isso é importante que cada um faça sua parte no combate as ações que prejudicam a floresta.

Publicado em 9º Ano C em | Deixar um comentário