Petição pede que Cerrado e Caatinga virem Patrimônio Nacional!

Mais de 50 organizações apoiam o abaixo-assinado; medida pode garantir maior proteção aos dois biomas.

O Cerrado é considerado o Berço das Águas porque é a região que abriga os três maiores aquíferos que abastecem o Brasil e países vizinhos: Guarani, Bambuí e Urucuia.Apesar de serem tão estratégicos para a sobrevivência da população, mais da metade da vegetação nativa do Cerrado já foram desmatadas e o bioma ainda não têm o status de Patrimônio Nacional. Uma das consequências mais visíveis do desmatamento é a falta d’água. As crises hídricas do Sudeste e do Centro-Oeste, que tiveram seu ápice em 2014 e 2015, são resultados desse problema.

Por isso, mais de 50 organizações e instituições de todo o Brasil lançaram no ano passado uma “Campanha Nacional em Defesa do Cerrado”. Na última semana, foi criada uma petição, que tem como objetivo pressionar a aprovação de uma proposta para exigir que os dois biomas virem Patrimônio Nacional.

A ação busca valorizar a biodiversidade e as culturas dos povos e comunidades do Cerrado, que vivem em harmonia com a natureza e lutam pela sua preservação. A água é o mote principal da iniciativa (“sem Cerrado, sem água, sem vida”) para reforçar o papel central do bioma no abastecimento do país.

Postado em 2ª Série D. em

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *