Mata Atlântica,
Pedaços verdes de um país gigante
Amostras preciosas de rara beleza,
Santuário de vida
Orgulho do coração
Deste Brasil irmão.

No inicio da colonização
A Mata Atlântica cobria
Um grande pedaço de chão.

De norte a sul
Do litoral ao interior
Exuberantes montanhas
Enfeitavam a nossa costa
Com suas belas e frondosas arvores
E quem por aqui passava
Não mais se afastava.

Veio a ocupação,
O progresso chegou
Muita cana e café se plantou,
Pastagens e cidades se formou.

Hoje,
Da Mata Atlântica original
Vê-se cadeias de montanhas
Abrigando cascatas cristalinas
Cujas águas dançarinas
Mergulham nos rios do litoral.

Mata Atlântica,
Bela, Suntuosa,
Com suas bromélias e orquídeas
Samambaias e palmeiras,
Floresta majestosa
Abrigo dos animais.

• Augusta Schimidt

♥#SomosTodosMataAtlântica.♥

Mata Atlântica

Óleo sobre tela, 2,80×1,5mts, 2003
                                       Proprietário: Xando Maluf /São Paulo/SP – Brasil

MÁRCIO CAMARGO ( Pintor )  – Esta é sem dúvida a minha obra principal. Passei 2 anos planejando este quadro . Na questão básica do quadro é dar crítica ao desmatamento, vemos que há apenas animais e flores do lado esquerdo da pintura. No lado direito as árvores são secas, sem vida. A pedra do lado direito inferior é sem dúvida de concreto, como se as construções estivessem chegando aos poucos sobre a mata (o que realmente acontece).

♥#SomosTodosMataAtlântica.♥

Continue lendo

Publicado em 2ª Série C em | Deixar um comentário

Infelizmente, hoje em dia temos muitos animais da flora nativa brasileira que estão ameaçados de extinção, e o mico-leão-de-cara-dourada, é uma das espécies que se encontra na lista. Por isso, ele foi a escolha da nossa turma para ser o mascote da sala.

Vale ressaltar que, para a preservação da espécie, foi criada a Reserva Biológica de UNA, na Bahia, única área protegida onde a espécie pode ser encontrada.

Mas, por que o nome XUBASA? A escolha desse nome, foi uma maneira de homenagear os nossos colegas que não estão mais em nossa turma:

• Gabriel Leal (Xuru)
  • Arthur Michel (Batata)
  • Samuel Soares (Sam)

Resultado de imagem para mico leao da cara dourada       #SomosTodosMataAtlânticaResultado de imagem para mico leao da cara dourada

Publicado em 2ª Série C em | 1 comentário

Nada melhor do que escutar uma música para relaxar, não é mesmo? Ainda mais quando ela nos passa uma bela mensagem! Venha ouvir com a gente essa canção sobre a nossa querida Mata Atlântica.

#SomosTodosMataAtlântica.

Publicado em 2ª Série C em | Deixar um comentário

Vamos falar de livros? Sabemos que o futuro está nas mãos das crianças e jovens, então para que possamos mudar a situação em que se encontra a Mata Atlântica é necessário atingir esse público, seja na leitura, no campo cinematográfico, em atividades interativas, etc.

Pensando nisso é que nós do 2° ano C escolhemos, com carinho, o livro O Macaco Dourado: Bioma Mata Atlântica que tem como objetivo apresentar ao público infanto-juvenil registros fotográficos e informações acerca do tema.  Vale ressaltar que o livro não possui linguagem rebuscada e se torna de fácil compreensão à todos.

Publicado em 2ª Série C em | 2 comentários

O Núcleo Mata Atlântica – Numa é um grupo de atuação especial do Ministério Público da Bahia, voltado para a defesa e proteção da Mata Atlântica na faixa litorânea do estado. Criado por ato do Procurador-Geral de Justiça, em 01 de abril de 2005, surgiu como uma resposta à ausência de políticas públicas de preservação capazes de deter o avançado processo de destruição enfrentado   pelos remanescentes florestais ainda presentes.

Fonte: CEAMA – ministério publico da Bahia , Salvador

Publicado em 2ª Série C em | Deixar um comentário

• Criado para lembrar a importância desse grande bioma que existiu em quase todo litoral brasileiro, o Dia da Mata Atlântica é comemorado em 27 de maio. O intuito principal é conscientizar a população, as autoridades e a iniciativa privada para a conservação da floresta que tanto encantou os europeus que aqui chegaram. A primeira celebração deste dia ocorreu em 1999, sendo que no ano seguinte entrou no calendário oficial.

Para mais informações, acesse o site: http://alunosonline.uol.com.br/datas-comemorativas/27-maio-dia-mata-atlantica.html

Publicado em 2ª Série C em | 1 comentário

Resultado de imagem para sos mata atlantica o seu é meu mar SOS Mata Atlântica, durante a aprovação da lei da Mata Atlântica em 2006 reuniu milhares, de assinaturas em ações de mobilização, e educação ambiental , já apoiou a criação de mais de 500 reservas particulares e produz atualmente 750 mil mudas por ano de mais de 130 especies nativas.

Publicado em 2ª Série C em | Deixar um comentário

A arara-azul-pequena foi dada como oficialmente extinta pelo Ministério do Meio Ambiente desde 2003. Não há indícios a mais de 80 anos de sua existência, isso se deu pelo desmatamento do seu habitat natural e especialmente pela caça e tráfico ilegal da mesma.

Concentrava-se inteiramente na Mata Atlântica, a âmbito nacional, no sul do país. Porém, encontrava-se também ao leste do Paraguai, oeste do Uruguai e norte da Argentina.

Os últimos exemplares da espécie morreram no século XX registrados no zoológico de Londres, no Jardin d’Acclimatation, em Paris, e no Zoológico de Buenos Aires.

Essa não foi a única espécie a ser extinta, a Mata Atlântica pede socorro, os biomas pedem socorro!

♥#SomosTodosMataAtlântica