A grande Mata diz NÃO!

Parem agora com essa devastação.

Ela quer resultado sem demora.

Estão prejudicando a sua fauna e sua flora.

Vamos lá e seja um bom amigo.

Salve a natureza e lute comigo.

Os mangues e as praias, sujos estão.

Jogue tudo no lixo e não jogue no chão.

A verde Mata está perdendo a sua cor.

E reclama pela falta de amor.

Vamos lá dar cor e esperança.

A nossa querida Mata Atlântica.

Autora: Joseane Cristina

Publicado em 2ª Série C em | Deixar um comentário

Resultado de imagem para brasil

Por que o país é denominado Brasil? Você sabe? Bom, essa história é velha. Antigamente havia uma tintura vermelho muito vivo que se assemelhava a brasa, que por sinal era extraída do Pau-Brasil; daí o nome Brasil. Fique ligado que em breve novas curiosidades estarão disponíveis aqui!

Publicado em 2ª Série C em | Deixar um comentário

A receita que aprenderemos para hoje é feita com um fruto que só é encontrado na Mata Atlântica.  O Cambuci ou Cambucizeiro é uma árvore frutífera nativa do Bioma que oferece a fruta da foto anexada logo abaixo:

INGREDIENTES

  • 5 frutas de Cambuci;

  • 1 lata de leite condensado;

  • 1 lata de creme de leite;

  • 200g de chocolate granulado;

  • 1 pacote de chocooky de chocolate , de preferência da marca da Nabisco.

MODO DE PREPARO

Coloque tudo no liquidificador (leite moça, creme de leite, as frutas de Cambuci bem lavadas com cascas) e reserve o chocolate granulo. Deixe bater por 5 minutos, forre o recipiente com os chocooky e em seguida ainda no liquidificador coloque o granulado e mexa com a colher, depois coloque na travessa já forrada com os chocooky a mistura do liquidificador leve a geladeira por 2 horas. Sirva ainda gelada.

Publicado em 2ª Série C em | Deixar um comentário

Resultado de imagem para imagens jequitiba rosa gift

A árvore mais velha do Brasil e uma das mais antigas do mundo está na Mata Atlântica. É o Jequitibá-rosa, que fica no Parque Estadual da Vassununga, em São Paulo. Segundo pesquisadores, o exemplar tem mais de 3 mil anos. Em sua copa, vivem tucanos, macacos e cerca de 20 mil outras plantas.

Conhecida também como Jequitibá Vermelho, seu nome científico é Cariniana legalis, da família Lecythidaceae. Esta árvore pode atingir 50 metros de altura com um diâmetro de um metro. Árvore frondosa, com flores brancas e folhas permanentes, sempre se sobressai pelo tamanho e pela copa. Floresce em Dezembro e Janeiro. É muito usada para reflorestamento, pois tem crescimento rápido. Pode atingir 3,5 metros em dois anos de plantio.

Publicado em 2ª Série C em | Deixar um comentário

Festival de Surf 2017A Mata Atlântica é um bioma que ocupa quase todo o litoral do território brasileiro, então é comum que encontremos como esporte em destaque o surf, principalmente no Rio de Janeiro.

Avaliando a situação é que nós do 2°C trouxemos para vocês leitores, um post no qual convida a você surfista (amador ou profissional) a participar do campeonato de surf realizado na Prainha, localizada em Itacaré na Bahia. Infelizmente no dia 10 de Abril de 2017 as inscrições estavam esgotadas.

O Festival de Surf Costa da Mata Atlântica, patrocinado pela Riachuelo, é realizado pelo Núcleo Metropolitano Esporte e Cidadania (Numec); Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude; e Prefeitura de São Vicente, por meio da Secretaria Municipal de Esportes. Também conta com o apoio do Santos e Região Convention & Visitors Bureau; Secretaria Municipal de Meio Ambiente; Federação Paulista de Surf; Associação São Vicente de Surf (ASVS); e Associação Socioeducativa de Esportes e Lazer (Aseel).

Publicado em 2ª Série C em | Deixar um comentário

Imagem relacionada

A Mata Atlântica é o bioma mais ameaçado do Brasil. Para sensibilizar as pessoas sobre o tema de forma divertida, a Fundação SOS Mata Atlântica desenvolveu o aplicativo SOS Mata Atlântica – O Jogo. Totalmente em 3D e disponível gratuitamente para IOS, Android e Facebook, o jogo social foi produzido em parceria com a produtora de games brasileira OvniStudios.

A tarefa do jogador é simples, basta se voluntariar através do game e desempenhar atividades que variam entre reflorestamento, combate à caça predatória, coleta seletiva do lixo, controle da qualidade do ar, água e do solo, além de atividades agrícolas e pecuárias desenvolvidas de forma a impactar menos o ambiente.

Um dos principais diferenciais do jogo é ser híbrido e multiplataforma, disponível para iPhone, iPad, iPod-Touch, Android e também Facebook, com diversas atividades sociais, como um ranking global. Entre amigos, há a possibilidade de convidá-los e desafiá-los para missões, além de postar atividades no mural do Facebook.

Confira abaixo um curto e educativo trailer do jogo. Para saber mais sobre o game que tal baixá-lo e experimentá-lo?

Publicado em 2ª Série C em | Deixar um comentário

Resultado de imagem para charge sobre a mata atlanticaHá anos que o Brasil sofre com a ação humana, até mesmo os índios quando realizavam clareiras na Mata provocavam erosão no solo. Porém, a situação só se tornou alertante, de forma que afetasse no equilíbrio humano e natural, quando os portugueses chegaram ao Brasil. Desde então o país vem sofrendo com o desmatamento, seja ele legal ou ilegal; com a poluição hídrica; com a liberação de gases na atmosfera; entre tantos outros. A imagem acima tem como referência a crítica a esse processo e consiste em abrir o olho da população no que se diz respeito ao mesmo. A presença de árvores se torna de suma importância para o ser humano, uma vez que ela que fornece o ar no qual respiramos; com a ausência de árvores também teríamos o descontrole da temperatura de determinada região prejudicando a fauna, a flora e a hidrografia. Um exemplo marcante disso é o bioma Mata Atlântica que foi extremamente prejudicado pelo desmatamento tendo 97%  ou mais de sua área original devastada.

Tendo em vista essa série de fatores apresentados, você ainda pretende ficar calado mediante a essa situação? A população brasileira precisa se comover e incentivar a criação de órgãos defensores da natureza, se não agirmos rápido teremos sérios problemas que levarão no mínimo 200 anos para serem “solucionados”. Por isso comece plantando ou aconselhando pessoas a cultivar uma árvore. Faça a diferença e salve a Mata Atlântica.

Publicado em 2ª Série C em | Deixar um comentário

Mata Atlântica,
Pedaços verdes de um país gigante
Amostras preciosas de rara beleza,
Santuário de vida
Orgulho do coração
Deste Brasil irmão.

No inicio da colonização
A Mata Atlântica cobria
Um grande pedaço de chão.

De norte a sul
Do litoral ao interior
Exuberantes montanhas
Enfeitavam a nossa costa
Com suas belas e frondosas arvores
E quem por aqui passava
Não mais se afastava.

Veio a ocupação,
O progresso chegou
Muita cana e café se plantou,
Pastagens e cidades se formou.

Hoje,
Da Mata Atlântica original
Vê-se cadeias de montanhas
Abrigando cascatas cristalinas
Cujas águas dançarinas
Mergulham nos rios do litoral.

Mata Atlântica,
Bela, Suntuosa,
Com suas bromélias e orquídeas
Samambaias e palmeiras,
Floresta majestosa
Abrigo dos animais. 

  • Augusta Schimidt
Publicado em 2ª Série C em | Deixar um comentário

 Mas, afinal é 3%, mais ou menos?

Publicado em 2ª Série C em | Deixar um comentário

Mata Atlântica

Óleo sobre tela, 2,80×1,5mts, 2003
                                       Proprietário: Xando Maluf /São Paulo/SP – Brasil

MÁRCIO CAMARGO ( Pintor )  – Esta é sem dúvida a minha obra principal. Passei 2 anos planejando este quadro . Na questão básica do quadro é dar crítica ao desmatamento, vemos que há apenas animais e flores do lado esquerdo da pintura. No lado direito as árvores são secas, sem vida. A pedra do lado direito inferior é sem dúvida de concreto, como se as construções estivessem chegando aos poucos sobre a mata (o que realmente acontece).

 

Publicado em 2ª Série C em | Deixar um comentário