Árvore da Vida

Já que estamos falando da Mata dos Cocais, não poderíamos deixar de falar da Carnaúba não é mesmo? Uma palmeira de grande importância para região!

Ela tem cerca de 15 metros de altura e em suas folhas encontra uma cera que produz um tipo de lipídeo capaz de evitar a perda da umidade através de transpiração em razão de o clima do local onde se encontram ser muito quente.

A retirada da cera não é perecível, e ocorro na fabricação de cosméticos, plásticos, chips, códigos de barra, dentre outros. Produtos como lubrificantes, impermeabilizantes e vernizes também são feitos a partir de cera de carnaúba. E a carnaúba também produz um fruto comestível, do qual pode ser extraído óleo, palmito do caule e as raízes são usadas como medicinais.

Suas palhas são retiradas de forma que não prejudica a planta e são secadas ao sol, sem consumo de energia produzida de maneira poluente. Na retirada da cera, o que resta se torna adubo. Além de importante para a natureza, essa planta é também imprescindível para a economia local.

 

Postado em 1ª Série E. em

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *