O Mato Grosso do Sul destaca-se com grandes artistas que surgiram por lá. Atualmente, o ritmo brasileiro, bem como o sertanejo e arrocha conquistou tanto o Brasil como o mundo pela diversidade e pela forma que esse estilo musical consegue aliar diversão e entretenimento com a cultura de nosso país.

Destacam-se entre eles também poetas como Manoel de Barros, além de atrizes como Aracy Balabanian e cantores como Luan Santana e Michel Teló e as duplas Maria Cecília & RodolfoJoão Bosco & Vinícius e Maiara & Maraisa.

Por meio de artistas sul-mato-grossenses, a cultura de cada um trouxe uma prática musical que envolve outras culturas, como a música paraguaia, as violadas, a cultura caipira. Novos cantores surgem e outros se adaptem ao estilo, e cada vez mais o gênero se populariza.

Fonte: blog.brasilcowboy.com.br / www.midiamax.com.br

Publicado em 1º Série B em | Deixar um comentário

O bioma do Pantanal é reconhecido como Patrimônio Nacional pela Constituição Federal e considerado Reserva da Biosfera e Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO.

Fonte: www.mma.gov.br

Publicado em 1º Série B Com a tag , , , , | em | Deixar um comentário

Bonito, no Mato Grosso do Sul, é considerado o principal destino de ecoturismo do Brasil. Você não simplesmente aprecia a natureza mas interage com ela de uma forma maravilhosa. A experiência de nadar em águas cristalinas com peixinhos, visitar grutas, cachoeiras e poder fazer mais de 40 passeios nos marcou pra sempre. Ficamos de boca aberta com tanta beleza e voltamos ainda mais conscientes da importância de preservar tudo isso.

Publicado em 1º Série B Com a tag , , , , | em | Deixar um comentário

MACARRÃO DE COMITIVA

Também conhecido como Macarrão de Boiadeiro ou Pantaneiro, esse prato é feito com carne de sol. A novidade fica pelo fato de primeiro a massa ser frita ainda crua e só depois cozida.

Fonte: www.essemundoenosso.com.br

 

Publicado em 1º Série B Com a tag , , , , | em | Deixar um comentário

O desmatamento é problema no Brasil e no mundo, e tem se tornado o foco de diversas discussões principalmente quando se refere ao Pantanal. Em um intervalo de sete anos, o Pantanal perdeu 151.313 km² em de vegetação ou seja, 2,82% da sua área de acordo com o Ministério do Meio Ambiente.

A pecuária é o principal vetor do desmatamento no Pantanal, de acordo com o levantamento, seguido pela produção de carvão vegetal. Visto que o Centro-Oeste, é uma das principais regiões de produção agrícola e pecuária do País. A saída dessa situação, segundo o Ministério, seria criar unidades que conservasse a região, esse mecanismo poderia ser o início para conter essa destruição ecológica.

O desmatamento de áreas que antes tinham seu ecossistema preservado, é apenas uma prova, que o ser humano ainda está muito longe de entender que seu futuro e do nosso planeta está diretamente relacionado ao meio ambiente em que ele vive. Conscientização é o vocábulo que cabe perfeitamente quando o assunto é desmatamento.

Fonte: www.campograndenews.com.br

 

Publicado em 1º Série B Com a tag , , , , | em | Deixar um comentário

E no dia 14/06, tivemos a cena viva, uma exposição referente ao bioma. No nosso caso, representamos dois personagens típicos do Pantanal, uma índia e um pescador, além de decorar o nosso painel com diversos animais típicos da região.

Acompanhe um pouco como foi a nossa cena viva:

Publicado em 1º Série B Com a tag , , , , | em | 16 comentários

Os primeiros colonizadores europeus batizaram o Pantanal de Mar dos Xaraés, em referência aos antigos habitantes da área: os índios xaraés.

Fonte: www.maiscuriosidade.com.br

Publicado em 1º Série B Com a tag , , , , | em | Deixar um comentário

Na época da cheia, mais de 80% da extensão pantaneira é inundada. Se fizer um comparativo é como se Portugal, Holanda, Suíça e Bélgica ficassem completamente submersas. Grande parte dessa água vem do Rio Paraguai, que despeja por dia mais de 178 bilhões de litros no Pantanal.

Fonte: www.adventureclub.com.br

Publicado em 1º Série B Com a tag , , , , | em | Deixar um comentário

Viajar à região da Capital do Pantanal, Corumbá, no Mato Grosso do Sul, inclui uma das melhores coisas de qualquer viagem: a gastronomia.  

A culinária pantaneira é bem variada e tem como marca sua simplicidade, herança dos costumes dos peões que cruzam até hoje os pastos alagados em comitiva.

Os pratos típicos do Pantanal incluem carnes, peixes, massas e sofrem até mesmo influência da cultura paraguaia.

COSTELINHA DE PACU

Dentre os diversos tipos de peixes presentes na culinária pantaneira, o pacu chamou a atenção pela forma como é preparado. A costelinha empanada do peixe é um excelente tira-gosto, crocante e muito saboroso. Em Corumbá indicamos o prato servido na Marina do Gelson, que tem uma vista linda pro Rio Paraguai.

Fonte: www.essemundoenosso.com.br

Publicado em 1º Série B Com a tag , , , , | em | Deixar um comentário

O vídeo a seguir mostra um pouco mais da cultura do Pantanal. Premiado como “MELHORES IMAGENS DO PANTANAL BRASILEIRO”, o documetário, feito pelo Governo Municipal de Aquidauana mostra mais da fauna, flora, e do dia-a-dia dos moradores do bioma. Além disso, mostra também hotéis e locais direcionados ao turista.

Aprecie algumas das riquezas presentes desse município:

Publicado em 1º Série B Com a tag , , , , | em | Deixar um comentário