2ª Série D

A arte da culinária

tumblr_ll549x8rSj1qcfus7o1_500.jpgA culinária é, sem dúvida, uma arte. E, por isso, não basta ter um bom gosto, tem que ser agradável aos olhos.

Quem acompanha de perto a evolução da gastronomia percebe que os pratos servidos à mesa tomaram forma de arte. A arte sempre esteve flertando com a gastronomia, um exemplo é o livro de receitas de Salvador Dali, publicado em 1974, com o nome de Las Cenas de Gala.

Bibliografia: http://obviousmag.org/sphere/2012/02/a-arte-culinaria.html

http://mariacultura.com.br/blog/2012/12/21/gastronomia-e-arte/

Os Gêmeos grafiteiros

Os irmãos brasileiros, Gustavo e Otávio, nascidos em São Paulo, começaram como representantes do hip hop no final dos anos 80, mas hoje suas obras de grafite não têm mais ligação com o movimento, apesar de ainda participarem de alguns eventos. Já não são mais apenas simples devotos da militância: hoje suas críticas sociais carregam traços mais afinados.

O trabalho d’Os Gêmeos já ultrapassou as barreiras do grafite nas ruas e chegou a museus do mundo inteiro. Nas exposições, além dos painéis, encontram-se esculturas gigantescas, carros e instrumentos musicais customizados. E não são para desbravar só com os olhos: na maioria das obras, sempre é possível uma interação: pode-se tocar, manusear e, nas peças maiores, como barcos, caixas e túneis, a entrada é permitida e incentivada

Grafite mural na Dewey Square, Boston

Bibliografia:http://obviousmag.org/archives/2010/05/gustavo_e_otavio_-_os_gemeos_grafiteiros.html

 

Salvador Dalí

Tuna Fishing, Salvador Dalí, 1966/7

Um artista de grande importância que teve atuação nos últimos 60 anos foi Salvador Dalí, um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista.

O trabalho de Dalí chama a atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Dalí foi influenciado pelos mestres do classicismo.

Dalí teve também trabalhos artísticos no cinema, escultura, e fotografia. Ele colaborou com a Walt Disney no curta de animação Destino, que foi Lançado em 2003. Também foi autor de poemas dentro da linha surrealista.

 

Bibliografia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Salvador_Dal%C3%AD

Romero Britto

Romero Britto – The Hug

Romero Britto é considerado um ícone da cultura pop moderna, sendo um dos mais premiados artistas de nosso tempo. O artista pop mais jovem e bem-sucedido de sua geração, Britto tem criado obras-primas que invocam o espírito de esperança e transmitem uma sensação de aconchego. Suas obras são chamadas, por colecionadores e admiradores, de “arte da cura”. Sua arte contém cores vibrantes e composições ousadas, criando graciosos temas com elementos compostos do cubismo. Admirado pela comunidade internacional, Romero tem suas pinturas e esculturas presentes nos cinco continentes e em mais de 100 galerias no mundo, fazendo parte das mais expressivas coleções, como as de Eillen Guggenheim, senador Ted Kennedy, governador Arnold Schwarzenegger, o ator David Caruso, Pelé, o tenista André Agassi, Marta Stewart, a família Safra e a família do saudoso Roberto Marinho.

Bibliografia:http://www.britto.com.br/portu/romero.asp

Teatro

 Teatro é um termo de origem grega que designa simultaneamente o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público e o edifício onde são apresentadas essas peças.

É uma forma de arte na qual um ou vários atores apresentam uma determinada história que desperta na plateia sentimentos variados.

Existem muitos gêneros de teatro, dentre os quais destacam-se: auto, comédia, drama, fantoche, ópera, musical, revista, tragédia, tragicomédia.

“Canção dos Direitos da Criança”, dirigido por Carla Candiotto

Bibliografia: http://www.significados.com.br/teatro/

Arte Circense

O circo é uma expressão artística que visa a diversão e o entretenimento dos espectadores. Mesmo com o avanço tecnológico, o circo ainda preserva a atenção das multidões, reinventando e criando novos números, provando a criatividade do homem.

Há referências sobre o circo desde a antiguidade. Durante oImpério Romano, por exemplo, grupos de pessoas ganhavam a vida fazendo apresentações na rua, nas casas de famílias nobres ou até mesmo em arenas destinadas às apresentações (anfiteatros).

Na Idade Média, grupos de malabaristas, artistas de teatro e bufões (comediantes) viajavam pelas cidades da Europa com suas apresentações.

 

Bibliografia: http://www.suapesquisa.com/pesquisa/historia_circo.htm

Esculturas

É a arte e a técnica de representar seres e objetos, reproduzindo-lhes as formas em materiais sólidos e em três dimensões. Emprega diferentes materiais, como barro, cera, gesso, madeira, pedra, mármore, ferro, bronze, prata, ouro, marfim, aço, resinas sintéticas, etc.

800px-02264-vasco-prado---modelo-

Vasco Prado, 1988

Bibliografia: Enciclopédia Barsa

Artesanato

artesanato_15Artesanato é a arte e técnica do trabalho manual não industrializado, que tem finalidade utilitária e artística.
As áreas de sobrevivência do artesanato popular brasileiro se concentram no Nordeste, principalmente no sertão do Ceará, Pernambuco e Bahia.
Nos dias de hoje a palavra artesanato designa, sobretudo, os chamados artes menores: cerâmica, tapeçaria, entalhe ou bordado.

 

Bibliografias: http://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/9596/9596_4.PDF

Enciclopédia Barsa.

Artes Cênicas

artes-cenicas

III Seminário de Artes Cênicas

 

As Artes Cênicas são o conjunto de técnicas utilizadas para criação, direção, montagem e interpretação de espetáculos. O profissional utiliza os movimentos corporais e voz para desenvolver e representar personagens que transmitem uma história, ideias ou sentimentos para o público.

Bibliografia: http://www.guiadacarreira.com.br/profissao/artes-cenicas/

Ilusão de Ótica – As obras de arte mais incríveis em 3D

Ilusões de ótica nunca deixam de serem divertidas. Nem todo mundo aprecia todos os tipos de arte, porém a arte ilusória é uma exceção.  Esse tipo de arte em 3D pode ser encontrada nas calçadas ao redor do mundo, sendo uma cortesia de vários artistas talentosos.

Cada fotografia é uma obra de arte em si, tirada de um ângulo apropriado de onde a ilusão é extremamente visível.

Bibliografia:http://webtudo.net/ilusao-de-otica-obras-de-arte-de-rua-3d/

 https://www.youtube.com/watch?v=q6IVFeD2jz8