1ª Série E

Quem foi?

Nascida em 19 de Janeiro de 1943, Janis Lyn Joplin começou sua carreira musical em 1963. Considerada a rainha do Rock and Roll Janis Joplin conquistou um grande público, e revolucionou o papel das mulheres no rock. Com suas maiores influências, o Jazz e o Blues Janis fez sua voz a sua maior marca. Depois de fazer parte de uma banda (Big Brother and The Holding Company) a mesma teve sua carreira a solo, tornando-se uma dos maiores ícones do rock psicodélico. Infelizmente sua carreira foi interrompida com sua morte no ano de 1970 devido a uma overdose de heroína. Apesar de sua morte sua linda voz rouca e seu jeito de ser até hoje são únicos e estão guardados em nossas memórias.

Texto produzido pela aluna do 1º ano E Maria Luiza Brito.

👀20 fatos sobre a Jovem Guarda👀

A Jovem Guarda foi um movimento cultural muito forte no cenário musical. E não é por menos: Roberto Carlos, Erasmo Carlos, Wanderléa, Ronnie Von e muitos outros cantores formaram a turma. A Virada Cultural de 2015 homenageou o movimento, que completou 50 anos em 2015.

imagem blog 33

1. O movimento musical teve início com o programa homônimo da Record, Jovem Guarda, em 1965.


2. O programa da Record era apresentado por Wanderléa, Erasmo Carlos e Roberto Carlos.


3. Jovem Guarda começou a passar no horário do futebol, e então foi proibido na TV por estar esvaziando os estádios.


4. As grandes influencias da Jovem Guarda foram Elvis Presley, The Beatles, Rolling Stones e Chuck Berry.


5. O movimento popularizou as guitarras no Brasil dominado pelos violões da Bossa Nova.


6. Foi através do movimento que o Rock chegou ao Brasil, muito influenciado pelo que acontecia no Reino Unido e nos Estados Unidos.


7. O início do movimento foi marcado por muitos covers de músicas em inglês. Roberto e Erasmo foram os primeiros a gravarem músicas em português.


8. Enquanto isso, os adeptos da Bossa Nova e das guitarras elétricas da Jovem Guarda deram origem a Tropicália.


9.  Apesar do ambiente conturbado entre os movimentos musicais, Roberto e Erasmo escreveram uma das mais memoráveis músicas de Caetano Veloso: Debaixo dos Caracóis dos Seus Cabelos. Nascia a Tropicália.


10. A Jovem Guarda nasceu no período da Ditadura Militar.


11.  Mas foi pouco censurada pelo regime, justamente pelo conteúdo da música ser mais leve: “brotos”, velocidade, carros, amor. Eram músicas sem conotação política.


(mais…)

♬Anos 1960- internacional♬

1960:

♦ Essa foi considerada uma das melhores décadas para a cultura do mundo, marcada por grandes acontecimentos principalmente pela busca das pessoas por maior aceitação, liberdade e pacifismo. O Rock’n Roll estava em alta e os anos 60 foram caracterizados por ”anos rebeldes”.  A rebeldia que vinha desde os anos 50 encontra uma boa época para aflorar-se, a música também se tornou uma forma de expressão e revolta contra a Guerra do Vietnã , a construção do Muro de Berlim entre muitos outros acontecimentos .

(1969)

  The Archies – Sugar, Sugar

 “Sugar, Sugar” é um single do The Archies lançado em julho de 1969. Alcançou o 1° lugar da UK Singles Chart em outubro daquele ano, permanecendo nesta colocação por oito semanas.

Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Sugar,_Sugar

(1968)

1º The Beatles – Hey Jude

 “Hey Jude” é uma canção dos Beatles composta por Paul McCartney, creditada à dupla Lennon-McCartney, e lançada no Lado A do single Hey Jude/Revolution de 1968. Apesar da longa duração da canção (mais de sete minutos, o que era muito incomum na época), foi um dos single mais vendido dos Beatles. Foi eleita pela revista Rolling Stone como a 8.ª maior música de todos os tempos.

Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hey_Jude

(1967)

1º  Respect – Aretha Franklin

♦ “Respect” (em português: Respeito) é uma canção estadunidense escrita e originalmente lançada como single por Otis Redding em 1965. No entanto, “Respect” é mais conhecida como sendo a “canção assinatura” da cantora de R&B/soul Aretha Franklin, que regravou e relançou-a como single em 1967.

Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Respect

(1966)

1º  Bus Stop – The Hollies

 Bus Stop ” é uma canção gravada e lançada como single pela banda pop britânica The Hollies em 1966. Ele chegou a No. 5 no UK Singles Chart . Era dos Hollies primeiro hit EUA, chegar No. 5 no Billboard gráficos em setembro 1966.

Link: https://en.wikipedia.org/wiki/Bus_Stop_(song)

(1965)

1º Beach Boys – Barbara Ann

 ” Barbara Ann ” é uma canção escrita por Fred Fassert que foi gravada pela primeira vez por Regentes como ” Barbara-Ann “. Sua versão foi lançada em 1961 e alcançou a posição # 13 na Billboard 100 Hot gráfico. A mais famosa versão cover foi gravado em 1965 por Beach Boys , emitido como um single de seu álbum de Beach Boys ‘Party! Com o lado B ” Menina Do not Tell Me “.

Link: https://en.wikipedia.org/wiki/Barbara_Ann

(1964)

1º The Animals – House Of The Rising Sun

♦ The House of the Rising Sun (A casa do sol nascente) é uma música folclórica americana que fala de uma vida mal-sucedida em Nova Orléans. Há várias versões, sendo as mais famosas as gravadas por The Animals (1964) e Frijid Pink(álbum Frijid Pink, 1969).

Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/The_House_of_the_Rising_Sun

(1963)

1º The Beatles – I Want To Hold Your Hand

 I Want To Hold Your Hand é o nome de uma música lançada pelo grupo de rock inglês The Beatles em 1963. É uma das músicas de maior sucesso dos Beatles. Composta pela dupla Lennon/McCartney, pode ser considerada o marco inicial da Beatlemania nos Estados Unidos pois foi a primeira música do Beatles a fazer sucesso nos EUA, alcançando a primeira posição na Billboard no dia 1º de fevereiro de 1964 como a mais tocada nas rádios por sete semanas (Billboard 1) e esteve entre as cem mais tocadas por quinze semanas (Hot 100). No Reino Unido, o single havia alcançado o primeiro lugar nas paradas no dia 12 de dezembro de 1963, permanecendo no topo por cinco semanas.

Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/I_Want_to_Hold_Your_Hand

(1962)

1º Chubby Checker – Let’s Twist Again  

 ” Vamos Twist Again ” é uma canção escrita por Kal Mann e Dave Appell , e lançada como single por Chubby Checker . Um dos maiores hits de 1961, alcançou # 2 no Reino Unido e nº 8 sobre os EUA Billboard chart pop. Refere-se à torção mania da dança e seu 1960 e 1961 relançada single ” The Twist “, um Reino Unido e EUA single número um.

Link: https://en.wikipedia.org/wiki/Let%27s_Twist_Again

(1961)

1º Stand By Me, Ben E King

 ” Stand by Me ” é uma canção originalmente realizada pelo cantor e compositor americano Ben E. King , escrito por King, Jerry Leiber e Mike Stoller . De acordo com King, o título da canção é derivado e foi inspirado por uma composição espiritual por Sam Cooke chamado de “Stand by Me Father” (embora Mike Stoller tem indicação em contrário). Houve mais de 400 versões gravadas de “Stand by Me” interpretada por muitos artistas. A canção foi destaque na trilha sonora do filme de 1986 Conta Comigo .

Link: https://en.wikipedia.org/wiki/Stand_by_Me_(song)

(1960)

1º  Put Your Head On My Shoulder – Paul Anka

♦ ” Ponha sua cabeça no meu ombro ” é uma canção escrita por Canadian cantor e compositor Paul Anka . A versão de Anka foi lançada como um single por ABC-Paramount em 1959 como número de catálogo 4510040. Foi organizado e conduzido por Don Costa . O lado B era “Nunca me deixe”.  “Put Your Head on My Shoulder” tornou-se muito bem sucedida, alcançando o número 2 na Billboard Hot 100 .

Link: https://en.wikipedia.org/wiki/Put_Your_Head_on_My_Shoulder

♬Anos 1960- nacional♬

1960:

♦ Essa época foi popularmente marcada pela ” rebeldia ”, essa época inicia-se com o homem chegando a lua e a TV ganha cores. O movimento juvenil estava em alta, estudantes ganhavam espaço. A capital passa a ser Brasília e em pouco tempo surge a preocupação dos saldados pelo surgimento do comunismo, após os ocorridos tomam o poder e se declaram reis. Essa época também foi marcada pela frequente censura a música, e o surgimento do festival de música Popular Brasileira e Elis Regina, Caetano Veloso, Gilberto Gil entre muitos outros passam a se popularizar. O tropicalismo surge em meio as tentativas dos jovens expressarem e levarem suas mensagens pela música tentando passar despercebida pelos rígidos militares. Os anos de 1960 foram um marco para a história da música brasileira  com canções que até hoje são consideradas hinos de lutas.

(1969)

Aquele Abraço – Gilberto Gil 

♦ Aquele Abraço” é uma canção do cantor e compositor brasileiro Gilberto Gil, composta e lançada em 1969 como single.

Concebida quando decidido o exílio do cantor, a faixa é considerada um “hino de despedida” do cantor , e menciona pessoas, bairros, clubes, escolas de samba e figuras cotidianas do Rio de Janeiro, além de uma referência velada ao lugar onde ficou preso na frase “alô, alô, Realengo”. Com este expediente, Gil visava a despedir-se do país elogiando suas belezas e criticando seu pior aspecto: o início dos anos de chumbo e o governo militar.

Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Aquele_Abra%C3%A7o

(1968)

 Viola Enluarada – Marcos Valle & Milton Nascimento

♦ Marcos Kostenbader Valle é um compositor, cantor, instrumentista e arranjador brasileiro. “Viola enluarada”, exclusivamente autoral, tem como destaque a faixa-título (c/ Paulo Sérgio Valle), cantada em duo com Milton Nascimento.

Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Marcos_Valle

(1967)

1º Coração de Papel – Sergio Reis 

♦ Sérgio Reis, nome artístico de Sergio Bavini é um cantor, compositor sertanejo, ator e político brasileiro. Paulistano nascido no tradicional bairro de Santana, fez parte da Jovem Guarda na década de 1960, criando em 1967 a música “Coração de papel”.

Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A9rgio_Reis

(1966)

1º A Banda – Nara Leão e Chico Buarque

♦ A Banda é uma canção de 1966 composta e interpretada pelo músico brasileiro Chico Buarque. Foi lançada no primeiro álbum do cantor, Chico Buarque de Hollanda.

Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/A_Banda_(can%C3%A7%C3%A3o)

(1965)

1º  Trem das Onze – ”Demônios” da Garoa

♦ Demônios da Garoa é um grupo musical brasileiro, paulistano, grande intérprete de Adoniran Barbosa, com mais de 70 anos de existência. Seu bom humor tornou-se a marca registrada do grupo. Em 1965, com mudanças na formação original, gravou “Trem das Onze”, canção emblemática (eleita em 2000, através de votação popular, a música-símbolo da cidade de São Paulo).

Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Dem%C3%B4nios_da_Garoa

(1964)

1º  Dominique – Giane

♦ Georgina Morozini dos Santos conhecida pelo nome artístico de Giane é uma cantora brasileira, uma das precursoras do movimento da Jovem Guarda. Em 1964 alcança grande sucesso com a canção Dominique, versão em português originalmente gravada pela cantora belga Soeur Sourire.

Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Giane

(1963)

1º  Mas Que Nada – Jorge Ben

♦ “Mas que nada” é uma canção composta pelo cantor brasileiro Jorge Ben Jor. “Mas Que Nada” também é uma das canções brasileiras mais conhecidas no exterior, particularmente nos Estados Unidos da América, quando foi gravada pelo pianista e compositor brasileiro Sérgio Mendes. O balanço inovador dos arranjos fez da canção um grande sucesso no Brasil. “Mas Que Nada” não é uma canção que se enquadre na bossa nova tampouco no samba tradicional. Não por acaso, ela demorou para ser aceita pelo meio musical brasileiro, sendo gravada primeiramente pelo grupo Tamba Trio, em 1963.

Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mas_que_Nada

(1962)

1º  Chove Chuva – Jorge Ben

♦ Chove Chuva é uma canção composta pelo cantor brasileiro Jorge Ben Jor. Gravada em 1963, ela faz parte do álbum Samba Esquema Novo, o primeiro LP do artista.

Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Chove_Chuva

(1961)

1º Bat Masterson – Carlos Gonzaga

(1960)

1º  Banho de Lua – Celly Campello

♦ Célia Benelli Campello, cujo nome artístico era Celly Campello — Campinas, foi uma cantora e precursora do rock no Brasil.  Durante a vida gravou outros sucessos: Lacinhos Cor-de-Rosa, Billy, Banho de Lua, que lhe renderam inúmeros prêmios e troféus, inclusive no exterior, e lhe deram o título de Rainha do Rock Brasileiro.

Link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Celly_Campello

A música

O 1º ano E sempre tenta mostrar a música em suas apresentações, e pelo fato de ter inúmeros talentos sempre acaba se destacando. A última apresentação ocorrida foi no dia do Jofasa. Nessa apresentação três talentos cantaram e tocaram. Os alunos Caique Moreno, João Pedro Bonfim e Caio Brito. A apresentação tinha como tema a fé e os alunos apresentaram duas músicas.

imagem blog 32

❅Playlist para curtir o inverno❅

  O inverno já chegou, e o friozinho já deu suas caras, e nada melhor que uma playlist de músicas para ouvir nesses dias mais cinzas.

 ❄ My Girl (original-The Temptations)( versão-Tiago Iorc) ❄

 ❄ De janeiro a janeiro (Nando Reis e Roberta Campos) ❄ 

  ❄ The Chainsmokers – Don’t Let Me Down ft. Daya ❄ 

 ❄ Pra você Guardei o Amor (Ana Cañas e Nando Reis❄

 ❄ Andra Day – Rise Up ❄ 

❄ Coldplay – The Scientist ❄ 

❄ Rachel Platten – Fight Song ❄ 

❄Ed Sheeran – Photograph❄ 

 

Dois amigos, um século de música

Caetano Veloso uma das grandes vozes da MPB é premiado com o troféu do prêmio da música brasileira na categoria de melhor cantor e melhor álbum pelo projeto “Dois amigos um século de música” com o cantor Gilberto Gil. 

13502721_1200580749986738_5937157886285504388_o

 

fonte: https://www.facebook.com/uns.producoesefilmes/photos/a.537058563005630.1073741826.530541406990679/1200580749986738/?type=3&theater

Homenagem ao Rei do Baião

♦ Luiz Gonzaga, conhecido como Rei do Baião foi um importante compositor e cantor popular brasileiro. Foi um dos mais importantes figura do forró-pé-de-serra retratando a  pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o Sertão Nordestina. 

Luiz Gonzaga é estampado no prédio da prefeitura de Recife pelo artista Eduardo Kobra. 

fonte: https://www.facebook.com/br4sileirissimos/?fref=ts

Você sabia?

É realmente difícil conhecer alguma pessoa que oficialmente não goste mesmo de música, seja qual for o estilo. No entanto, elas existem e não dizem que não apreciam apenas para “fazer tipo” não, pois, segundo uma pesquisa, essas pessoas são fisicamente incapazes de curtir uma musiquinha.

Para a maioria de nós, a menor sugestão de que certa canção não consegue evocar uma resposta emocional em outro ser humano soa absurdo. Claro, que a pessoa pode não gostar dessa música tanto quanto você, mas ela deveria ao menos sentir alguma coisa, certo?

Não necessariamente, de acordo com Josep Marco-Pallerés, um neurocientista cognitivo da Universidade de Barcelona e autor de um novo estudo que analisa por que algumas pessoas se sentem indiferentes à música. “A música não é gratificante para elas, como outros tipos de recompensas, como dinheiro ou comida, são”, diz ele, que completa que a música não afeta esses indivíduos.

Para descobrir por que, os pesquisadores recrutaram 30 estudantes universitários, para o processo de estudo, os pesquisadores ainda se certificaram de que os participantes não estavam deprimidos ou com alguma deficiência auditiva, além de verificarem se eles eram incapazes de entender a música.Em seguida, os pesquisadores monitoraram os batimentos cardíacos dos universitários e os níveis de transpiração durante audições.

Os resultados do estudo são surpreendentes. Embora esses participantes fossem perfeitamente capazes de perceber quando uma música era triste ou feliz, eles não demonstraram nenhuma reação física ou emocional.

E essa condição  se chama anedonia musical específica.

“Agora que sabemos que há pessoas com essa condição, queremos saber as bases neurais que podem explicar isso”, disse Josep Marco. A equipe de pesquisa pretende realizar uma nova experiência usando a ressonância magnética funcional para estudar como o sistema de recompensa do cérebro é diferente nessas pessoas. E você, conhece alguém que não goste de música?

Link:http://www.megacurioso.com.br/neurociencia/42303-voce-sabia-que-existem-pessoas-fisicamente-incapazes-de-apreciar-musica-.htm

IMGAGEM BLOG 5

FogoO Nascimento de João Batista (ou Dia de São João ou Nascimento do Precursor ) é uma festa cristã celebrando o nascimento de João Batista, um profeta que previu o advento do Messias na pessoa de Jesus Cristo e o batizou. Esta festa é amplamente comemorada no mundo cristão no dia 24 de junho e é uma das festas juninas. Para celebrar essa época tão importante a música é e sempre foi usada, principalmente o forro. O forró é um ritmo e dança típicos da Região Nordeste do Brasil, praticada nas festas juninas e outros eventos. Diante da imprecisão do termo, é geralmente associado o nome como uma generalização de vários ritmos musicais do Nordeste, como baião, a quadrilha, o xaxado, que têm influências holandesas e o xote, que tem influência portuguesa. Para comemorar essa data tão especial aí vão algumas dicas para você escutar:

                                                       FogoFogoFogo

.Olha pro Céu – Luiz Gonzaga/José Fernandes de Carvalho.

.Pagode Russo – João Silva/Luiz Gonzaga.

.Rindo à Toa – ( versão do Luan Forró Estilizado).

.São João na Roça – Zé Dantas/Luiz Gonzaga.

                                            FogoFogoFogo

Baseado: https://pt.wikipedia.org/wiki/Nascimento_de_Jo%C3%A3o_Batista https://pt.wikipedia.org/wiki/Forr%C3%B3