1ª Série B

Gêneros do cinema – Policial

No gênertumblr_m9y3k1rGn31qa8nkao1_500policial, os argumentos quase sempre envolvem crimes e criminosos, policiais e detetives particulares, mafiosos e ladrões.

Os primeiros filmes abordavam a luta da polícia contra os gângster de Chicago, ocorrida nos tempos da Lei Seca. Scarface fazia uma alusão ao chefão da vida real Al Capone. James Cagney se tornaria célebre interpretando gângsters violentos e loucos em filmes como The Public Enemy (br: Inimigo Público), White Heat (br: Fúria Sanguinária) e Angels with Dirty Faces (br: Os Anjos da Cara Suja). Nos anos 60 e 70, os filmes passaram a se tornar mais violentos, com os policiais se envolvendo pessoalmente nos casos que investigavam, seguindo o modelo de Bullitt, com Steve McQueen; e as duas partes de The French Connection (br: Operação França), com Gene Hackman. Nesses filmes são famosas as fantásticas cenas de perseguição envolvendo carros. A partir dos anos 70 os filmes passaram a abordar com mais frequência as atividades da máfia, principalmente depois do clássico do diretor Francis Ford Coppola, que realizou os clássicos The Godfather (br: O Poderoso Chefão) e The Godfather: Part II (br: O Poderoso Chefão: Parte II). Robert De Niro e Al Pacino se tornaram astros do gênero.  No Brasil foi lançado, em 1977, Lúcio Flávio, o Passageiro da Agonia, baseado na vida de um criminoso real. Nos anos 90 os filmes exploraram as investigações sobre crimes seriais, cujos autores eram os psicopatas conhecidos como serial killers. Nos últimos tempos, o tema preferido do gênero tem sido o submundo, envolvido em drogas e prostituição, e onde também predomina a miséria econômica e moral. Além, é claro, da corrupção policial, como pode ser visto no ótimo e premiado L.A. Confidential (br: Los Angeles, Cidade Proibida), com a loura misteriosa Kim Basinger, também ambientado nos anos 50; e no brasileiro Cidade de Deus, que conta histórias de envolvimento de policiais e traficantes cariocas nos anos 70/80. Outro filme de sucesso sobre o tema, mas do ponto de vista dos policiais, foi o premiado Tropa de Elite. Esse gênero de filme pode usar um pouco de suspense, para criar atmosferas de tensão e medo e, claro, muita ação no meio.

 

O Amor no cinema!.

“O amor e a paixão se fazem presente nesta data, manifeste todo esse sentimento”O dia dos namorados finalmente chegou e com ele vários momentos marcantes a serem relembrados, como a primeira ida ao cinema. Segue então abaixo algumas sugestões de  filmes para se emocionar e contemplar a magia do amor.Namorados02

 

 

 

 

 

 

 

1– Um dia

Um-Dia-capa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

2– Simplesmente acontece

051042

 

 

 

 

 

 

 

 

 

3-Meia noite em Paris

jjj

 

 

 

 

 

 

 

 

4-Casa comigo?

Casa-Comigo

 

 

 

 

 

 

 

 

5-Ironias do amor

mysassygirl_2

 

 

 

 

O amor está no ar… <3

Aproveitando a proximidade do Dia dos namorados, vamos mostrar algumas cenas românticas mais marcantes da telinha dos cinemas.

  • Bonequinha de luxo (1961).  A queridíssima Audrey Hepburn está fabulosa em Bonequinha de Luxo. E o beijo entre ela e George Peppard é, sem dúvida, um dos mais marcantes da história da sétima arte.
  • MSDBRAT EC016

 

  • Dirty Dance (1987). Esse clássico da “Sessão da Tarde” despensa comentários, Patrick Swayze e a fofa da Jennifer Grey arrasam. E quem nunca tentou imitar/fazer a coreografia – confesso que eu já fiz – do filme?

dirtydancing

 

  • Titanic (1997). Acho que essa cena de beijo, entre Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, despensa comentários.

titanic

 

  • Homem-Aranha (2002). O beijo entre obey Maguire e Kirsten Dunst foi muito esperado por todos os fãs, e já entrou para a história do cinema.
  • Spiderman-Kiss1

 

  • Diário de uma paixão. (2004). A cena de beijo na chuva é linda e rendeu aos atores Ryan Gosling e Rachel McAdams a estatueta de Melhor Beijo no MTV Movie Awards em 2005. Notebook

 

  • High School Musical. (2007). Troy e Gabriella foram o casal adolescente mais querido dos últimos temposalém de protagonistas no filme, tornaram-se um casal na vida real. 

 

  • A culpa é das estrelas (2014). Não podia faltar um dos filmes de romance mais marcantes de 2014, esse casal também vai ficar para a história. Okay? Okay! <3 

Top 5 filmes de maior sucesso de todos os tempos

5°) Titanic

Titanic é o filme de melhor colocação da era moderna, mas semelhantemente a Branca de neve, foi previsto por especialistas que o filme seria um desastre pela produção extensa, ultrapassando orçamento e cronograma, porém o que aconteceu foi muito ao contrário.
James Cameron, diretor-roteirista, se mostrou inegavelmente certo em sua determinação para transformar a tragédia de 1912 em um sucesso de público, com a quinta posição nesta seleção. O filme sem dúvida se tornou grande referência na história do cinema.
titanic

4°) E.T. O extraterrestre

O segundo filme de Steven Spielberg nesta seleção é determinado como perfeito, e bem dramático. O apelo universal da obra ajudou o mesmo a ficar no topo do gráfico americano para tanto de 1982; o filme atingiu sucesso parecido em todo o mundo na sua exibição inicial e através de múltiplas reedições e relançamentos.
ET O Extraterrestre melhores filmes de todos os tempos

3°) The sound of music 

The Sound of Music de 1965 é baseado em uma extraordinária história real, descrito no livro best-seller – The Story of the Trapp Family Singers, de Maria von Trapp – e então um sucesso da Broadway, antes de se tornar um dos filmes de maior sucesso de todos os tempos.

The Sound of Music entre os filmes de maiores sucessos

2°) Star Wars

Há muito tempo atrás, numa galáxia muito, muito distante, George Lucas escreveu um script que foi inspirado por Flash Gordon e The Hidden Fortress de Kurosawa. E com quase 40 anos de história, inspirou sequências, brinquedos, quadrinhos, livros, desenhos animados, vídeo games, e muito mais, fazendo bilhões de dólares no processo.

starwars entre os filmes de maior arrecadacao bilheteria

1°)…E o vento levou

O filme de maior sucesso de todos os tempos nesta seleção é …E o vento levou, e é também o mais longo, com pouco menos de 4 horas, mas que não parou o público de cinemas por todo o globo quando foi lançado no ano 1939.
A obra foi baseada no romance premiado Pulitzer-Prize de Margaret Mitchell, e é um romance épico no cenário da Guerra Civil Americana. Os instintos do produtor David O. Selznick acertaram com performances poderosas, e a obra conquistou 10 Academy Awards, se tornando o filme de maior sucesso na história do cinema.

o vento levou

Tipos de Filmes Preferidos de Cada Signo

Áries

Arianos são aventureiros, românticos e muito ligados em mitos e heróis antigos. Guerras, lutas entre classes, uniformes, exércitos, mas também lutas e aventura fazem parte de seu repertório. São ansiosos e detestam os trailers, preferem chegar mais tarde ao cinema para que não tenham que ficar esperando muito tempo o início do filme escolhido. Filmes como a saga Indiana Jones (1981 – 2008), de Steven Spielberg, com seus frequentes momentos de tensão, e aventura e Rei Arthur (2004), de Antoine Fuqua, devem estar entre seus preferidos.

(mais…)

Gêneros do Cinema – Comédia

A comédia é um dos gêneros mais intrinsecamente ligados à história do cinema. Desde o fim do século XIX, quando as exibições ainda eram mudas, muitos filmes de comédia paspalhona começaram a surgir para encantar as multidões, que podiam entender os personagens apenas por suas expressões cômicas e situações fortemente escrachadas.

(mais…)

Você sabia?

A seguir, veja alguns fatos curiosos sobre o cinema internacional.

  1. Os dois primeiros cinemas do mundo foram o Atlanta (na cidade de mesmo nome, estado norte-americano da Geórgia) e o Electric Theatre, em Los Angeles (estado da Califórnia). O primeiro cinema inaugurado em Hollywood foi o Ydyl Hour Theatre, em 1 911.download (5)
  2. Os maiores campeões de bilheteria (ajustada pela inflação) de todos os tempos são, pela ordem: Avatar, E o Vento Levou, Guerra nas Estrelas, A Noviça Rebelde, E.T., Os 10 Mandamentos e Titanic.52686bba94c9a6a8c5317aced1ed3055 (mais…)