O que é o método científico?

Os cientistas acreditam que existe uma explicação natural para a maior parte das coisas. Para estudar qualquer assunto, eles fazem muitas observações e tentam entender as causas dos problemas, para então buscar uma solução para eles. Ao aprender o que causa uma doença, por exemplo, os cientistas podem trabalhar para encontrar uma cura ou impedir que ela se espalhe.

 O procedimento que os cientistas utilizam para resolver problemas é chamado de método científico. Primeiro, eles tentam descobrir o máximo possível sobre o assunto que estão estudando. Em seguida, formulam uma hipótese para explicar o problema. O próximo passo é testar a hipótese por meio de experimentos. Se os experimentos não confirmarem a hipótese, os cientistas a revisam e a testam de novo. Mas, se a hipótese for confirmada, ela será aceita como verdadeira. Uma hipótese só deixa de ser aceita como verdadeira quando alguém faz novos experimentos e prova que ela é falsa.
Usando as informações que descobrem ao testar hipóteses, os cientistas desenvolvem teorias científicas. Uma teoria é muito mais ampla do que uma hipótese. As teorias são a melhor explicação encontrada pelos cientistas para esclarecer por que certos fenômenos acontecem no mundo natural. Às vezes, quando os pesquisadores descobrem novas informações, as teorias precisam ser revistas e atualizadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *