O Projeto – Ensino Fundamental II

PROJETO “ASSIM CAMINHA A HUMANIDADE”

 

DISCIPLINAS:

Língua Portuguesa, Inglês, Redação, Artes, Geografia, História, Ciências, Matemática, Ensino Religioso, Robótica e Educação Física.

 

PÚBLICO ALVO:

Professores das respectivas disciplinas, Funcionários, Equipe Gestora e Alunos.

JUSTIFICATIVA:

Sem dúvida nenhuma, falar dos caminhos trilhados pela humanidade torna-se um incrível desafio em função dos inúmeros acontecimentos históricos vividos ao longo do tempo, desde a origem do mundo e do ser humano até os dias de hoje. Momentos determinantes que marcaram a história da humanidade e que contribuíram, significativamente, para a evolução do mundo em todas as esferas. No entanto, é importante dar maior enfoque aos passos do ser humano no século XX e XXI, período vivido e construído pelos protagonistas deste projeto.

Falar dos séculos XX e XXI é apresentar um período considerado, por muitos, como uma era de incertezas e de incríveis descobertas. Durante estes séculos, ocorreram eventos especialmente trágicos, nos quais a irracionalidade alcançou dimensões gigantescas: as duas grandes guerras mundiais com sua onda de destruição, a barbárie nazista que assombrou o mundo por sua imensa crueldade, a Guerra Fria entre os Estados Unidos e União Soviética que polarizou grande parte do planeta, os conflitos étnicos e religiosos que vem exterminando milhares de pessoas em todo o mundo, as profundas disparidades entre pobreza e riqueza que agravam, frequentemente, a má distribuição de renda, etc. Mas também houve um salto vertiginoso no campo da tecnologia, dando início a uma era de realizações grandiosas para o ser humano: telescópios hiperpotentes exploraram os confins do universo, naves espaciais iniciaram a conquista do cosmo, a engenharia genética registrou avanços antes restritos aos livros de ficção, a tecnologia da informação e diversos novos aparatos chegaram à vida cotidiana de milhões de usuários em todo o mundo. Ao passo que o avanço tecnológico trazia cada vez mais benefícios no campo econômico e social, trazia, também, uma corrida armamentista, a ameaça de destruição atômica e a degradação ambiental, contribuindo pouco para a diminuição das desigualdades sociais no planeta.

Enquanto grandes intelectuais olham para os séculos XX e XXI como uma época inédita pela vastidão dos dramas humanos, massacres e guerras, outros levam em conta a ocorrência não apenas do grande desenvolvimento tecnocientífico, mas também de importantes conquistas sociais, como, por exemplo, a progressiva emancipação feminina.

Na contemporaneidade, os textos que circulavam nos livros, revistas e jornais se integraram às imagens e aos sons, primeiro pelo cinema e pela televisão, depois por todos os canais que as recentes descobertas tecnológicas tornaram disponíveis no campo da automação, robótica e microeletrônica.

Estamos vivendo a era da sociedade da informação e do conhecimento, que tem transformado de maneira radical todos os setores de nossas vidas. A influência da mídia e da informática acelerou o processo de globalização, a partir de uma rede de comunicação que nos coloca em contato com qualquer pessoa ou grupo em todos os lugares do planeta. Foi possível, nas últimas décadas, acompanhar a rapidez de comunicação que representaram o rádio, o telégrafo e a televisão, em comparação com os computadores pessoais, que hoje são janelas para o mundo. Possibilitam troca de arquivos, acesso a bancos de dados internacionais, divulgação de pesquisas, correio eletrônico e discussão em tempo real de temas os mais variados. Aparelhos eletrônicos cada vez menores não cessam de ser inventados, desde celulares com inúmeros recursos além da função original, até as mais novas invenções que surgem a cada momento e nos surpreendem por suas múltiplas possibilidades.

As grandes transformações da década de 1950 criaram, entre outras inovações, uma nova estrutura social dominante: a sociedade em rede, ou seja, um conjunto interconectados que podem ser dos mais variados tipos, desde redes de fluxos financeiros globais e de produção, de sistemas de comunicação ou transporte, de estúdios de entretenimento até a distribuição de drogas, de gangues de rua, de tráfico de pessoas e tantas outras.

Consequentemente, todo esse caminho que a humanidade vem trilhando nas últimas décadas também se reflete nos nossos valores e crenças, a uma velocidade que não se compara a nenhuma outra época. O grande desafio dos novos tempos é ser capaz de selecionar a informação e refletir sobre seu significado de modo a não comprometer o caminho que ainda está por vir.

A humanidade caminha em meio ao incrível desenvolvimento no campo político, econômico, social, artístico, cultural e religioso, mas também seus passos estão permeados por terríveis conflitos e problemas contemporâneos das mais diversas naturezas e pela busca da paz mundial.

Nesse incrível filme que nos mostra como a humanidade tem firmado, ou não, seus passos na construção de sua história, o Projeto “Assim caminha a humanidade!”, desenvolvido pela Comunidade Educativa do Colégio Nossa Senhora de Fátima – Sacramentinas, nos convida a um olhar especial, diferenciado e profundo sobre os momentos históricos vivenciados pela humanidade, observando seus aspectos mais marcantes, através de um trabalho dinâmico e participativo.

Vale ressaltar que a realização deste projeto vem marcar, também, a comemoração dos 60 anos de fundação do Colégio Nossa Senhora de Fátima na cidade de Vitória da Conquista. Neste ano jubilar, esse projeto torna-se um convite à reflexão e valorização da continuidade dessa história nos dias de hoje por cada um que, pelo compromisso com o aprender, deve promover uma formação humana e cristã voltada para a prática de valores éticos, morais e religiosos, a fim de cooperar, significativamente, para a construção de uma sociedade e de uma história mais justa e fraterna. Sem dúvida, esse projeto inserido neste acontecimento historicamente importante, não só contribuirá para a expansão da missão da Congregação das Religiosas do Santíssimo Sacramento na cidade de Vitória da Conquista, mas para o desenvolvimento de uma ação educativa voltada para a pedagogia dos valores que atravessou tempo e espaço e vem realizando um trabalho educativo permeado pelo amor e formação para a vida. É assim que a humanidade deve caminhar…

 

OBJETIVOS GERAIS:

 

  1. Identificar acontecimentos e fatos ocorridos entre os séculos XX e XXI que marcaram a história da humanidade e que contribuíram para a evolução do mundo;
  2. Reconhecer importantes avanços tecnológicos e científicos que contribuíram para o desenvolvimento econômico e social do mundo;
  3. Perceber os benefícios e malefícios dos avanços tecnológicos e científicos para a humanidade;
  4. Refletir sobre as grandes transformações sociais em decorrência dos avanços tecnológicos e científicos;
  5. Entender as transformações tecnológicas e científicas e seu impacto no processo de produção, no desenvolvimento do conhecimento e na vida social;
  6. Promover um estudo linear da história da humanidade nos últimos dois séculos, identificando a marca sacramentina em momentos históricos importantes e sua relação com os acontecimentos;
  7. Desenvolver uma proposta pedagógica que visa promover o conhecimento sobre a fundação do Colégio Nossa Senhora de Fátima – Sacramentinas – na cidade de Vitória da Conquista, a partir de atividades propostas em sala de aula e extra-classe;
  8. Despertar a prática dos valores humanos contribuindo, dessa forma, para uma formação ética, moral e social.

 

 

SUBTEMAS:

 

SÉRIES SUBTEMAS RESPONSÁVEIS
6º ANO  A  

 

DÉCADA 2000

Roberta
6º ANO  B Sandra e Ir. Luzia
6º ANO  C Rodrigo e Raniere
6º ANO  D Rosana
6º ANO  E Sivestre e Katiúscia
7º ANO  A  

 

DÉCADA 1990

Patrícia
7º ANO  B Edileide
7º ANO  C Ir Eunice e Eber
7º ANO  D Luciana Pinheiro
7º ANO  E Jô e Gabriel
8º ANO  A  

 

DÉCADA 1980

 

Luiza
8º ANO  B Madson e Charles
8º ANO  C Franciane
8º ANO  D Simone e Luana
8º ANO  E Carol
 

 

8ª SÉRIE  A  

DÉCADA 1960

Fernanda
8ª SÉRIE  B Larissa
8ª SÉRIE C  

DÉCADA 1970

Edirlene e Climério
8ª SÉRIE D Luciana Melo e Eliana
8ª SÉRIE E Adriana

 

ABORDAGEM DOS CONTEÚDOS DE CADA DÉCADA:

  • Contexto histórico
  • Mundial
    • Fatos que marcaram a política
    • Fatos que marcaram a economia
    • Fatos que marcaram a população
  • Nacional
    • Fatos que marcaram a política
    • Fatos que marcaram a economia
    • Fatos que marcaram a população
  • Regional
    • Fatos que marcaram a política
    • Fatos que marcaram a economia
    • Fatos que marcaram a população
  • Música
    • As mais tocadas nas rádios
    • As grandes revelações da música
  • Literatura
    • Os livros que marcaram a década – Autores de destaque
  • Avanços científicos
    • Tecnologia
    • Medicina
  • Grandes conquistas e descobertas da humanidade
  • Comunicação
    • Programas e novelas de destaque
    • Desenhos animados
    • Propagandas e os jingles
    • As celebridades
    • As séries
    • Filmes que ganharam o Oscar
    • As grandes revelações do cinema
    • Cinema brasileiro – filmes de destaque
  • Moda
    • As tendências da moda
    • Os vestidos de noiva, queridinhos dos desfiles
    • Modinhas
  • Artes ( pintura- teatro-dança)
  • Esportes
    • As copas, as olimpíadas, os desportistas que se destacaram
  • O Colégio Nossa Senhora de Fátima

LANÇAMENTO:

DATA: 09 de maio de 2016

1º momento: 6º e 7º Ano – 8h

2º momento: 8º Ano e 8ª Série – 10h

 

ATIVIDADES:

DATA VALOR: 3.000

PESO: 3,0

PESQUISA E DISCUSSÃO EM GRUPO Entrega do roteiro de pesquisa: 09/05

 

Discussão em grupo: 16 a 20/05 (responsável pela turma)

200
ESPERANÇA DE DIAS MELHORES – BOAS AÇÕES Entrega da tarefa: 10/05 – 8h

v    Durante todo o projeto

250
MOMENTO CULTURAL (Ao longo do projeto, apresentações musicais, durante o recreio, na sexta-feira)

 

 27/05 – 8ª A e B

10/06 – 8º

22/07 – 6º e 7º

12/08 – 8ª C, D e E

250
SITE (MATÉRIA SOBRE CADA DÉCADA/ASPECTOS GERAIS)

 

·   Cada turma produzirá quatro matérias para serem publicadas no site do Colégio.

·   As matérias devem ser previamente corrigidas pelo professor e enviadas para o email do NTES (ntes@colegiosacramentinas.com.br), na data determinada.

 

Entrega da tarefa: 23/05

1ª MATÉRIA

31/05: 8ª SÉRIE

01/06: 8º ANO

02/06: 7º ANO

03/06: 6º ANO

2ª MATÉRIA

13/06: 6º ANO

14/06: 7º ANO

15/06: 8º ANO

16/06: 8ª SÉRIE

3ª MATÉRIA

25/07: 8ª SÉRIE

26/07: 8º ANO

27/07: 7º ANO

28/07: 6º ANO

4ª MATÉRIA

08/08: 6º ANO

09/08: 7º ANO

10/08: 8º ANO

11/08: 8ª SÉRIE

200
AÇÃO SOCIAL Entrega da tarefa: 23/05 – 8h

Cumprimento:

25/07 – 8h

200
 

DESAFIO ONLINE

 

26/07: 6º ANO

27/07: 7º ANO

28/07: 8º ANO

29/07: 8ª SÉRIE

1º horário: turma A

2º horário: turma B

3º horário: turma C

4º horário: turma D

5º horário: turma E

200
FÓRUM DE CONHECIMENTO

Dois últimos horários

 

05/08

 

400
ATIVIDADE AVALIATIVA INTERDISCIPLINAR 10/08

Dois últimos horários

700
 

MOSTRA CULTURAL

·      Stands com a representação de cada época.

 

Entrega dos subtemas por turma: 23/05 – 8h

 

Mostra Cultural: 20/08

(Sábado letivo)

600

AVALIAÇÃO:

Os alunos serão avaliados levando em consideração os seguintes critérios:

  1. Indicadores Qualitativos de: Participação, respeito, envolvimento, responsabilidade, comportamento, interesse, relacionamento, nível de atenção, pontualidade, entre outros observados no decorrer do projeto;
  2. Desenvolvimento do senso crítico e consciência e da capacidade de compreensão e abstração;
  3. Conteúdo;
  4. Desenvolvimento de competências cognitivas no domínio das linguagens e da capacidade de expressão escrita e oral, bem como de construção e representação, através das atividades desenvolvidas em sala de aula e extraclasse;
  5. Autonomia de julgamento, descrição, análise e explicação dos diversos fenômenos estudados;
  6. Capacidade de pesquisa e observação;
  7. Avaliação quantitativa (conjunto de critérios e valores pré-estabelecidos pela Direção, Coordenação e Corpo Docente) – em todas as disciplinas.

 

INSTRUÇÕES PARA ESCREVER A MATÉRIA PARA O SITE:

  • Cada turma produzirá quatro matérias para serem publicadas pelo NTES no site do Colégio
  • Cada matéria deverá abordar um aspecto do subtema da sua turma e ter de 25 a 30 linhas
  • As matérias devem ser criadas pelo aluno (a) e não copiadas da internet
  • Se houver reproduções de trechos, as fontes devem ser citadas
  • O professor responsável pela turma deverá corrigí-la e encaminhá-la ao email do NTES na data determinada

DICAS:

  • Adquira um bom conhecimento sobre o tema que deseja escrever
  • Cuidado com os erros ortográficos e de digitação
  • Escolha uma linguagem adequada ao seu público alvo
  • A formatação do texto é extremamente importante (Fonte: Times New Roman ou Arial Tamanho: 14)
  • Desperte a curiosidade do leitor com um título original e criativo
  • Seja claro, coerente e mantenha o foco no assunto tratado
  • Releia seu texto e faça as correções necessárias
  • Encante seus leitores!